segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Projeto leva música e arte para os alunos das creches de Itacaré


  
Cerca de 180 estudantes da Creche Municipal do Bairro Santo Antônio, em Itacaré, participaram durante esse semestre do projeto integrado de arte, música e literatura, que busca motivar as crianças através dos sons, desenvolver a oralidade através das canções, explorar a musicalidade, o ritmo, o movimento e possibilitar a integração das crianças para tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo. O projeto também está sendo desenvolvido com os estudantes do bairro da Passagem.
O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Educação, e culminância dos trabalhos na Creche do Bairro Santo Antônio foi na última sexta-feira, nos dois turnos, com direito a apresentação dos alunos. Esta semana será a vez do encerramento do projeto na Creche da Passagem. No palco a alegria e a empolgação das crianças, que entoaram músicas sobre os valores sociais. Na plateia o orgulho dos educadores, diretores da creche e dos idealizadores e realizadores do projeto.
As crianças têm a partir de dois anos e meio, mas não faltou neles a alegria, talento e vontade de participar. Cada um tocando da sua forma, cantando com o coração e desenvolvendo suas habilidades e a integração com os demais colegas. Para os professores, o projeto somou nessa primeira edição resultados altamente positivos. As aulas foram uma vez por semana em cada turma, mas a alegria dos alunos era tão grande que já ficam na expectativa do dia do projeto de música.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, anunciou que a proposta é de dar continuidade ao projeto já a partir do primeiro semestre do próximo ano. O projeto consiste em levar música para todas as idades, principalmente os alunos do infantil e séries iniciais, tudo dentro do conteúdo didático que já vem sendo aplicado por cada creche ou escola. A equipe que desenvolve os trabalhos nas unidades escolares participa das reuniões de planejamento da escola e busca trabalhar com os alunos justamente esses conteúdos. E os resultados, segundo os diretores das escolas, já têm sido excelentes. A aula de música já é uma das mais aguardada pelos pequenos alunos. Nas salas de aulas os monitores trabalham com baterias, violões e flautas. E todos têm a oportunidade de tocar.
De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, a ideia surgiu ao perceber o quanto a música está presente na vida e no dia a dia das crianças e como ela pode contribuir com a aprendizagem e com a formação dos futuros cidadãos. Ele explica que a música tem sido, em muitos casos, suporte para atender vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores e na construção de estudantes muito mais sensíveis e preparados. E toda essa contribuição vem através das canções.
O projeto contou com a coordenação da professora Eliane Camargo, atual secretária de Educação, e do professor e Rafael Barros e com o monitoramento dos músicos Miguel Neto e Maestro Cláudio. Além de todos os objetivos gerais, a iniciativa busca ainda, segundo explicam os organizadores, proporcionar momentos agradáveis no período de adaptação escolar, vivenciar um clima de amizade e companheirismo, discutir valores como aceitar bem os outros, desenvolver a atenção e a concentração e fazer com que as crianças possam interagir e socializar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...