terça-feira, 6 de novembro de 2018

PF Deflagra operações visando as prefeituras do sul da Bahia



Na manhã desta terça-feira (06), a Polícia Federal deflagrou duas operações simultâneas, denominadas “Sombra e Escuridão” e “Elymas Magus”, nas cidades sul baianas de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Camamu e diversas outras. Ao todo, 13 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Cerca de 140 agentes participam da operação, dentre policiais e auditores. 

O objetivo das operações é desarticular duas organizações criminosas especializadas em fraudes a licitações e desvios de recursos públicos, e que atuavam em diversos municípios baianos. Em Itabuna, os agentes estiveram em uma construtora na Av. Ilhéus, no Centro da cidade, em uma residência no bairro Jardim Vitória e em um escritório na Avenida Cinquentenário. Equipes da Receita federal e da Controladoria Geral da União (CGU) cooperam na ação. 

Em 2017, quando deflagrada a primeira etapa da Operação Sombra e Escuridão, a polícia constatou ação de uma organização criminosa que operava em, ao menos, quatro empresas constituídas em nome de laranjas, com a finalidade de fraudar licitações. De acordo com a CGU, os valores repassados pelas prefeituras às empresas investigadas, entre 2015 e 2017, ultrapassam os R$ 34 milhões. Os investigados responderão pelos crimes participação em organização criminosa, fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva e corrupção ativa.

Os agentes neste momento estão na Prefeitura Municipal de Itabuna em busca de documentos  que comprove as fraudes da gestão anterior, ligados às gestões anteriores, a do Prefeito Fernando Gomes. Alguns empresários  já estão pressos na sede em Ilhéus, envolvidos com fraudes de licitações. Segundo informações, bem conhecidos das populações de Ilhéus e Itabuna. Vamos aguardar  o pronunciamento da PF. Que quem errou pageus seus crimes de acordo a Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...