quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Mais de três mil turistas desembarcam em Ilhéus no início da temporada de cruzeiros


Por volta das 8 horas desta terça-feira (20), milhares de turistas brasileiros e estrangeiros embarcados no navio MSC Fantasia vindo de Salvador com destino ao Rio de Janeiro, desembarcaram no Porto do Malhado, em Ilhéus, e foram recepcionados pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e por empresas privadas que trabalham com receptivo na cidade.  Ainda nesta temporada, terá o lançamento do MSC Seaview, o maior navio de passageiros a navegar pela costa brasileira e a passagem do Costa Favolosa, Veedam, Prinsendam e Artania, encerrando a temporada em abril de 2019.
Segundo o Secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus (Setur), Alcides Kruschewsky, diversos setores da Prefeitura adotaram providências para atender ao turista que desembarcou na cidade, dentre elas a limpeza das praias, devido às baronesas que desceram com as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias.

Paralelamente, a Superintendência de Trânsito (Sutrans) interditou parte de umas das pistas da Avenida. Soares Lopes, nas proximidades da Catedral, a fim de favorecer o fluxo e estacionamentos para táxi, vans e ônibus do receptivo. Também o efetivo de salva-vidas foi distribuído nas praias mais frequentadas pelos visitantes. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) preparou performances de grupo afros no centro histórico. “Tudo feito para causar a melhor impressão da nossa cidade” disse o secretário Pawlo Cidade.
Para a diretora de Eventos e Serviços Turísticos da Setur, Tatiara Santos, esta temporada tem como foco principal organizar o trânsito e dar mais segurança aos turistas. O centro histórico e as belezas naturais são os locais que mais atraem os visitantes. “Queremos que se sintam acolhidos ao chegar à cidade, tenham tranquilidade e levem uma boa impressão, para que futuramente possam voltar” disse.
Riqueza histórica - O gerente substituto do Porto do Malhado, Adelisio Lopes, informou que o MSC Fantasia fez sua segunda parada no Brasil vindo da Espanha. Antes de atracar em Ilhéus, o navio passou por Salvador e chegou aqui com 3.952 passageiros, sendo a maioria brasileiros e aproximadamente 1.500 estrangeiros. O turista já chega com vontade de desbravar a rica história cultural escrita pela literatura de Jorge Amado. “Ilhéus foi muito divulgado pelas obras de Jorge Amado, além de ter as características físicas de uma cidade turística, tem um acervo histórico muito bom” comentou.
Vilomar Simões, que trabalha na empresa Encantur Turismo com receptivo de transatlânticos, relatou que os passeios mais procurados pelos turistas que visitam a cidade são o centro histórico, que é base de todos os outros passeios, o tour das praias tanto do norte quanto do sul e as fazendas de cacau. “Os turistas procuram as empresas de receptivo pela segurança e a comodidade, pois os serviços incluem transportes e guias bilíngues” informou. 
Para Carmen Cecilia, turista de São Paulo que veio pela quarta vez a Ilhéus através de Cruzeiros Marítimos, disse o que mais encanta e faz com que ela venha visitar a cidade são as obras de Jorge Amado, por ser professora e apaixonada pelos romances do escritor baiano. “Estamos muitos dias dentro da embarcação, e quando saímos é fascinante pisar na cidade, depois de ler uma obra e ver de perto o cenário onde tudo aconteceu. Outra coisa que é necessário para o turista é a segurança, aqui me sinto segura. As pessoas na Bahia são mais aconchegantes, fazem questão de dar informações e são muito educadas.” ressaltou.  - SECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...