segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Defesa Civil de Itabuna em alerta por conta do alto risco de deslizamento de terras em seis bairros


  
A Defesa Civil de Itabuna está em estado de atenção por conta de um alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em que avisa sobre o alto risco de deslizamento de terras em seis bairros de Itabuna: Zizo, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Novo São Caetano e João Soares.  

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, nas últimas 24 horas choveu 31mm e a expectativa para as próximas 24 horas são de 49mm. “Todo o mês de novembro será marcado por muita chuva. Isso fará com que o solo fique encharcado de água e não tenha tempo de se recuperar, de ficar seco, o que terminará deixando muitas áreas propícias para deslizamentos de terras”, informou o coordenador da Defesa Civil de Itabuna.


Na noite de domingo (11), por exemplo, foi registrado o primeiro deslizamento de uma encosta que está situada na avenida Juracy Magalhães (Alto Mirante). Não houve feridos, mas de acordo com Yuri Bandeira, diante da eminência de novos deslizamentos e o comprometimento de alguns imóveis, três famílias foram aconselhadas a abandonar o local e passar a noite na casa de parentes. “Com o apoio da Sesttran fizemos o isolamento da área até a manhã de hoje, quando uma equipe da Secretaria de Administração fez a limpeza do local e o trânsito foi liberado pela Sesttran”, explicou, informando que os imóveis permanecem interditados.

No bairro Sinval Palmeira, por conta do transbordamento do canal três famílias tiveram que abandonar suas residências. “Um total de 12 casas foram afetadas pela água, mas ainda ontem uma equipe da Administração começou a fazer a limpeza do canal e a situação foi normalizada”. Já no bairro de Fátima, há o registro do desabamento de um barraco, sem vítimas. Sobre as famílias desabrigadas, a Secretaria Municipal de Assistência Social está dando todo suporte necessário. Em caso de acidentes ou identificação de risco, a população deve entrar contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou (73) 9 8825-8923.

Incêndio
Além da preocupação com as chuvas, a Defesa Civil também teve muito trabalho com dois incêndios de grandes proporções que atingiram duas casas comerciais na avenida do Cinquentenário e no Calçadão Rui Barbosa. Além do apoio ao Corpo de Bombeiros, no momento do incêndio, a Defesa Civil fará uma avaliação geral ainda hoje dos dois imóveis, além dos vizinhos que podem ter sido comprometidos. 

Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...