Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

sábado, 10 de novembro de 2018

Como mais um grande sucesso Mutirão do Diabetes transforma Itabuna na Cidade Azul





Aconteceu neste sábado, 10, a 14ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, fazendo parte  da campanha Novembro Azul integrando o calendário da Federação Internacional do Diabetes, hoje considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo.  Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes,  Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR), e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão aconteceu no HOBR e na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes, contando com cerca de mil voluntários que apesar das chuvas, não atrapalhou o brilho do evento. 
No evento cerca de seis mil exames de glicemia capilar e serviços como avaliação e orientação médica, exame de fundo de olho, oficinas de Nutrição, Fisioterapia,   Psicologia e  cuidados com o  pé diabético,, direitos das pessoas com diabetes, saúde da mulher, saúde do homem, baixa auditiva, obesidade, saúde bucal, Diabetes Ciência e Tecnologia, cardiologia,  utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, além de atividades físicas com avaliação dos pacientes foram oferecidos.

REFERÊNCIA MUNDIAL

O espaço Diabetes Kids entre as  atividades recreativas, ofereceu sala de leitura e exames de detecção do diabetes em crianças. Estudantes da Uesc, Unime e FTC também ações educativas. A Prefeitura de Itabuna, além da estrutura e logística, garantiu o tratamento dos casos detectados,  através do SUS, além de ações de prevenção durante todo o ano nas unidades básicas de saúde.  O atendimento foi totalmente gratuito e acontece das 8 às 13 horas.
O evento também contou com a participação do IF Baiano/Uruçuca, com oficinas de cacau e chocolate para diabéticos; e a participação de representantes das cidades de  Blumenau (SC), Presidente Prudente (SP) e  Uberlândia (MG),  que veio conhecer o projeto do mutirão. Presentes no evento os presidentes da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Dr. Magno Ferreira; e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular/Regional Bahia, Dr. Ricardo Carvalho Lujan, Solange Travassos (Sociedade Brasileira de Diabetes) e Dr. José Augusto Alves Ottaiano, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. O CBO que é um dos grandes apoiadores do mutirão e do incentivo em levar o projeto a outras cidades do Brasil.

 “A cada ano o mutirão ganha uma dimensão ainda maior, com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade organizada e coloca Itabuna como uma referência na prevenção do diabetes, através da informação”, afirma  o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, Dr. Rafael Andrade. 
Entre as instituições e empresas parceiras do Mutirão do Diabetes, como sempre destacamos a Prefeitura Municipal de Itabuna, Novartis, Caixa, Bahiagás, Zeiss, Central Nacional Unimed, Record TV Cabrália, Bayer, Pai Mendonça, Lap Laboratório, Óticas Carol e Rota Transportes.

Por - Daniel Thame
Atualização - redação. 

Nenhum comentário: