sábado, 10 de novembro de 2018

Como mais um grande sucesso Mutirão do Diabetes transforma Itabuna na Cidade Azul





Aconteceu neste sábado, 10, a 14ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, fazendo parte  da campanha Novembro Azul integrando o calendário da Federação Internacional do Diabetes, hoje considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo.  Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes,  Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR), e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão aconteceu no HOBR e na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes, contando com cerca de mil voluntários que apesar das chuvas, não atrapalhou o brilho do evento. 
No evento cerca de seis mil exames de glicemia capilar e serviços como avaliação e orientação médica, exame de fundo de olho, oficinas de Nutrição, Fisioterapia,   Psicologia e  cuidados com o  pé diabético,, direitos das pessoas com diabetes, saúde da mulher, saúde do homem, baixa auditiva, obesidade, saúde bucal, Diabetes Ciência e Tecnologia, cardiologia,  utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, além de atividades físicas com avaliação dos pacientes foram oferecidos.

REFERÊNCIA MUNDIAL

O espaço Diabetes Kids entre as  atividades recreativas, ofereceu sala de leitura e exames de detecção do diabetes em crianças. Estudantes da Uesc, Unime e FTC também ações educativas. A Prefeitura de Itabuna, além da estrutura e logística, garantiu o tratamento dos casos detectados,  através do SUS, além de ações de prevenção durante todo o ano nas unidades básicas de saúde.  O atendimento foi totalmente gratuito e acontece das 8 às 13 horas.
O evento também contou com a participação do IF Baiano/Uruçuca, com oficinas de cacau e chocolate para diabéticos; e a participação de representantes das cidades de  Blumenau (SC), Presidente Prudente (SP) e  Uberlândia (MG),  que veio conhecer o projeto do mutirão. Presentes no evento os presidentes da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Dr. Magno Ferreira; e da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular/Regional Bahia, Dr. Ricardo Carvalho Lujan, Solange Travassos (Sociedade Brasileira de Diabetes) e Dr. José Augusto Alves Ottaiano, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. O CBO que é um dos grandes apoiadores do mutirão e do incentivo em levar o projeto a outras cidades do Brasil.

 “A cada ano o mutirão ganha uma dimensão ainda maior, com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade organizada e coloca Itabuna como uma referência na prevenção do diabetes, através da informação”, afirma  o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, Dr. Rafael Andrade. 
Entre as instituições e empresas parceiras do Mutirão do Diabetes, como sempre destacamos a Prefeitura Municipal de Itabuna, Novartis, Caixa, Bahiagás, Zeiss, Central Nacional Unimed, Record TV Cabrália, Bayer, Pai Mendonça, Lap Laboratório, Óticas Carol e Rota Transportes.

Por - Daniel Thame
Atualização - redação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...