segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Sesttran participa de atividade educativa de trânsito promovida pela Justiça Restaurativa de Itabuna


Na manhã desta quinta-feira, (04) a Coordenação de Educação, da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran participou do IV Encontro Restaurativo de Reflexão e Conscientização: na promoção da cultura da paz no trânsito e orientação à comunidade em geral, sobre a condução” realizado pela Unidade de Referência da Justiça Restaurativa do Município, 1ª e 2ª Varas Crime e Ministério Público/BA (Comarca de Itabuna), no Salão do Júri, do Fórum Rui Barbosa. Na oportunidade, foram ministradas palestras educativas (com entrega de material), para aproximadamente 25 condutores, que infringiram o art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB (envolvidos em algum tipo de crime de trânsito) e vítimas de acidentes em geral. 

O Encontro foi aberto com a fala do Juiz Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itabuna, Dr. Eros Cavalcante, que pontuou o papel da mesma, ressaltando as conseqüências provenientes do uso do álcool na direção veicular. Em seguida, a Coordenadora de Educação para o Trânsito da Sesttran, Pedagoga Elessandra Bispo e o Inspetor Marcus Vinícius Rodrigues, Chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Itabuna, proferiram palestras com ênfase no papel da “Educação para o Trânsito” e das “Práticas da Fiscalização”, enquanto meios de promoção da segurança e prevenção de acidentes. Encerrando as exposições, a Enfermeira Waleska Carvalho (Samu/Itabuna) ressaltou que os acidentes de trânsito ocorrem como consequência do não atendimento aos chamados da educação e da fiscalização, destacando a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito.

O Assistente Social Ricardo Santana (Supervisor da Equipe da Justiça Restaurativa em Itabuna) lembra, “que para esse tipo de encontro ocorrer se faz necessário um sincronismo entre as ações do Tribunal de Justiça da Bahia e do Ministério Público Estadual e destacou que a participação da Sesttran, PRF e Samu foi fundamental para se atingir o objetivo principal do Encontro: aproximar a comunidade da visão restaurativa, ampliar o debate e investir na educação para o trânsito, como forma de prevenir as ocorrências ligadas à embriaguez ao volante, sensibilizando a sociedade a somar esforços junto ao pode público para preservar vidas”, finaliza.

Ascom/Sesttran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...