segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Festa do padroeiro São Miguel em Itacaré reuniu centenas de fiéis

  

Centenas de pessoas participaram na noite do último sábado do show de encerramento da festa em louvor a São Miguem Arcanjo, padroeiro de Itacaré. A festa teve como atrações o Padre Edinaldo Cardoso cantando músicas consagradas do Padre Zezinho e também a cantora Adriana Arydes, um dos maiores nomes da música católica no Brasil. A festa aconteceu na praça São Miguel contou com a participação de fiéis de diversos bairros, distritos, vilas e povoados de Itacaré e também de diversos outros municípios. A realização foi da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

Seguindo a tradição, a festa em comemoração ao dia do padroeiro de Itacaré, São Miguel Arcanjo, foi iniciada às 5 horas da manhã do sábado com a alvorada festiva, uma queima de fogos anunciando as homenagens ao santo. Logo depois os moradores e turistas seguiram pelas ruas da cidade, puxados por uma charanga entoando músicas tradicionais. Por onde passava o cortejo era aplaudido e saudado pelos moradores. Os fiéis seguiram com música, alegria e fé até a porta da igreja, onde foram recebidos com o tradicional mingau.
 
Os festejos continuaram às 7 horas da manhã com a celebração da missa das intenções. Às 9h30min foi a vez da missa solene celebrada pelo bispo Dom Mauro Montagnolli, seguindo com procissão. E a partir do meio dia aconteceu o caruru na Praça São Miguel, animado pela banda Barulho Bom.

Esse ano a festa em louvor a São Miguel Arcanjo tem como tema central “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do reino”. Os festejos foram iniciados no último dia 20 de setembro com o tradicional novenário, com celebrações todos as noites, na igreja matriz, dedicadas a diversas comunidades, órgãos públicos e profissionais de diversas categorias. E após cada novena houve a programação cultural, com shows de artistas regionais, apresentação de corais, escolha da rainha mirim e muitas brincadeiras.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou da novena na noite de sexta-feira, dedicado ao Poder Executivo e também da missa solene e destacou a importância de respeitar a fé do povo e a tradição da cidade. De acordo com ele, além de ser um ato religioso, de fé e de devoção, a festa do padroeiro São Miguel também já faz parte da tradição da cidade, por isso é preciso incentivar e valorizar cada fez mais a cultura popular. Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...