quinta-feira, 11 de outubro de 2018

CapsAD promove atividades integradas para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental


         Para marcar o dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CapsAD) da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação educativa em parceria com o curso de psicologia da Unime. O evento que contou com diversas palestras educativas e atividades recreativas foi realizado na sede do CapsAD, na manhã desta quinta-feira (11).
         Após início das atividades, o coordenador do CapsAD, José Messias dos Santos comentou que a programação foi elaborada com o intuito de integrar diferentes contextos para que os pacientes tivessem a oportunidade de aprender e socializar. Além de uma palestra sobre redução de danos, ministrada pelos alunos da Unime, os pacientes do centro tiveram a oportunidade de acompanhar uma segunda palestra com o tema ‘Mentalidade de Campeão: Entrando para Vencer!’, dissertada pela Coach Priscila Martins, Dra. Em Psicologia Cognitiva. 


Ao falar sobre a importância do Dia Mundial da Saúde Mental, o enfermeiro do CapsAD, Eduardo Oliveira, observa que o trabalho voltado à parte mental da população é de fundamental importância, sendo necessária uma atenção contínua para que os indivíduos possam trilhar um caminho que os permitam se reestabelecer socialmente. “Alguns indivíduos são vistos como seres antissociais e o nosso objetivo é justamente a reinserção social dessas pessoas, mostrando que essa é uma visão deturpada e que podemos”.

O CapsAD atende a uma média de 40 a 50 pacientes por dia. Os usuários do centro são atendidos em duas modalidades: intensiva e semi-intensiva. Segundo Eduardo Oliveira, o objetivo deste modelo de atendimento é adequar o plano terapêutico individual de acordo com as necessidades de cada indivíduo.  Outras ações que marcaram a atividade realizada no CapsAD foram as dinâmicas de grupo, realizadas durante o café da manhã, além das oficinas e do Festival Musical, que teve participação dos alunos da Escola Técnica de Enfermagem de Itabuna (ETEI).
Fotos Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...