sábado, 29 de setembro de 2018

Secretários debatem demandas da educação regional

Secretários e técnicos de educação dos municípios integrados a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, estão reunidos nesta sexta-feira, 28, no hotel Tarik, em Itabuna para discutir demandas e soluções para a educação regional. A ação é realizada em parceria com os Institutos Natura, Arapyaú, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

No período da manhã, os secretários que integram a Câmara Técnica de Educação do CDS-LS iniciaram as atividades institucionais visando dialogar sobre as políticas públicas da educação regional. Em pauta, houve troca de experiências, análise sobre as melhores práticas e o envolvimento dos segmentos sociais, em especial os pais dos alunos no planejamento, desenvolvimento e gestão das ações municipais.
A coordenadora da Comissão Executiva da CTE, Cláudia Correa, atual secretária de Educação de Itapitanga, fez um chamamento aos demais secretários sobre a importância da CTE, no sentido de discutir as demandas e buscar a resolução dos problemas. “A partir de agora nós vamos estar mais fortalecidos e engajados no processo educacional, reivindicar mais os programas e projetos, principalmente dos municípios que fazem parte do Litoral Sul”, declarou.

Já no período da tarde, o encontro reúne todos os profissionais ligados ao Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsec, com o objetivo de analisar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Bahia. A proposta, segundo a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE) do Instituto Natura, Thamara Strelec, “é fortalecer a educação regional, visando contribuir para redução das desigualdades educacionais”.
O secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga destacou o trabalho desenvolvido pelas entidades e instituições parceiras, no sentido de fomentar uma educação planejada e que possa ser monitorada pelos agentes municipais de educação. “Por isso, acreditamos muito no desenvolvimento dos Fóruns e das Câmaras Técnicas, que são os ambientes propícios para fortalecimento e consolidação das políticas da Educação, onde a busca pela formação do indivíduo seja plural”, declarou Luciano.
Atuação
O Forsec integra o Programa de Apoio Institucional e Gerencial às Prefeituras do Litoral Sul - AGIR MAIS, que contempla ainda outros 10 fóruns, com o apoio da Amurc e da Uesc, através da Pró-Reitoria de Extensão. Na área da educação, a iniciativa tem promovido o fortalecimento das políticas públicas com o apoio dos Institutos Natura e Arapyaú, que auxiliam os gestores na busca pela excelência da educação regional.
Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...