quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é o Primeiro Hospital Filantrópico do Estado a Instalar Classes Hospitalares SARAHDO

Com o objetivo de garantir aos pacientes uma formação educacional contínua durante o período do tratamento na unidade hospitalar, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna assinou na tarde desta quarta-feira(26), o convênio junto a Secretaria de Educação do Estado para instalação do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares – SARAHDO. O serviço será implantado para pacientes da quimioterapia, radioterapia e hemodiálise dos Hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Com essa parceria, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna se torna o primeiro Hospital Filantrópico do Estado a implantar as classes hospitalares SARAHDO.

Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga, Veruska Poltronieri. o SARAHDO garante ao paciente o direito a educação, trazendo mais humanização ao tratamento. “O atendimento é adaptado às necessidades do paciente e mediado pelo atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico, buscando assegurar o que diz a Constituição Federal, quando especifica que o internamento hospitalar não pode afastar o paciente do processo de aprendizagem”, declarou Veruska Costa..

Com a implantação o superintendente de políticas da educação básica do Estado, Ney Campelo afirma que os ganhos são notórios. “Quando um aluno da rede adoece e vai para um leito ou fica em casa por conta de um problema de saúde, ele está sendo condenado ao abandono escolar naquele período. Então, criamos o programa justamente para cuidar dessas pessoas em um momento difícil, fazendo com que a educação seja verdadeiramente inclusiva. Este projeto vem como um novo desafio de levar a educação para onde o estudante estiver, seja em sala de aula, em casa ou no hospital. É a escola ampliando os seus espaços através do acompanhamento, do acolhimento e, principalmente, da verdadeira inclusão”,afirmou.

Para o diretor administrativo da Santa Casa, André Werman, o SARAHDO trará ganhos imensuráveis, principalmente para os pacientes. “ A hospitalização é um processo difícil que se potencializa quando o tratamento é demorado. O projeto traz um novo conceito de educação que vai aonde o aluno/paciente necessita, dentro das possibilidades cognitivas dele e isso é cuidar de pessoas. E incorpora-se perfeitamente a nossa missão institucional que é servir com excelência a experiência do cuidar”.

Na solenidade os quatro docentes que atuarão nas unidades hospitalares da Santa Casa receberam das mãos do superintendente, do diretor administrativo e do diretor técnico do hospital Calixto Midlej os jalecos.

Classe Hospitalar Infantil
Há 12 anos, o Hospital Manoel Novaes já realiza o atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar voltado a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica da unidade hospitalar,
O atendimento também objetiva a garantia de direito à aprendizagem às crianças e adolescentes em tratamento de saúde e acontece através do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, parceria que já existe com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) – Sul Bahia. A ação tem a parceria direta das Irmãs Auxiliadoras, responsáveis pelo projeto de reestruturação da Brinquedoteca Hospitalar. 

Projeto Passarinho, um momento de evangelização e humanização no ambiente hospitalar

Colaboradores do Hospital Manoel Novaes, participaram na manhã desta quarta-feira (26) do Projeto Passarinho. Criado a cinco anos pelas Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Itabuna, com o apoio das Irmãs Religiosas, o projeto, que é realizado mensalmente tem como objetivo a disseminação dos Valores Cristãos através da evangelização e humanização.

A irmã religiosa Erimita Elita de Farias, fez a abertura do encontro com uma oração, e uma reflexão sobre o papel de cada um. “Precisamos ser luz. Durante a rotina diária na unidade hospitalar, nos deparamos com muitas situações de dor e sofrimento, por isso, precisamos exercitar os valores cristãos. Ver o outro como irmão, nos faz querer o melhor para ele. Na assistência a saúde, o se colocar no lugar do outro faz toda a diferença”, disse Irmã Erimita.

A coordenadora das Irmãs Auxiliadoras no Hospital Manoel Novaes Marilda Gomes falou sobre a bíblia sagrada e o exercício diário de ser melhor a cada dia. Sejamos como o sal da terra e a luz do mundo. Todos nós temos luz e trevas dentro de nós, mas, devemos sempre alimentar o que há de bom, que é a luz, os bons sentimentos, a compaixão”, ressaltou Marilda.

A Técnica em Nutrição do Hospital Manoel Novaes Tânia Batista sempre que pode participa do projeto. “Precisamos ser lembrados sempre de quem somos e como podemos melhorar. Para mim esse é um momento de renovação. Estamos em um momento de disseminação dos novos valores institucionais e ideais cristãos é um deles. Precisamos exercitar a nossa fé seja ela em Deus, no outro ou na vida”, disse Tânia.
Na oportunidade, as Irmãs Auxiliadoras falaram sobre as ações que realizam durante todo o ano, com o objetivo de arrecadar fundos para melhorar a assistência à pacientes SUS no Hospital Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas. 

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...