quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Programação especial comemora 20 anos do Hospital de Base


Uma programação especial nesta quinta-feira (27) marcará os 20 anos de fundação de uma das maiores instituições de saúde da região: o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna (HBLEM). A programação será aberta às 10 horas da manhã, com um culto ecumênico, seguido de uma homenagem ao prefeito Fernando Gomes, que idealizou, construiu e inaugurou o hospital, no dia 27 de setembro de 1998, com recursos do próprio município. Na sequência da programação, haverá a entrega de novos lençóis arrecadados pelo projeto “Amigas do Base”, que tem à frente a Secretária de Governo, Maria Alice. A programação contará com a presença de secretários, diretores e servidores municipais, além de convidados.


Mantido pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o  HBLEM tem seu financiamento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento a pacientes de Itabuna, de outros 160 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia, e também de outras regiões do país. O prefeito Fernando Gomes lembra que, por Itabuna ser cortada pelas principais rodovias federais, as BRs 101 e 415, e a unidade ser exclusiva para urgência e emergência, o hospital jamais negaria atendimento a pessoas vindas de outros estados, quando se tornam vitimas de acidentes que ocorrem nessas estradas federais.

Somente no segundo semestre do ano passado, o HBLEM recebeu cerca de 36.753 pacientes atendidos entre as unidades do Pronto Socorro, ambulatório/área diagnóstica, internações com procedimentos de urgência/emergência e eletivos, além de cirurgias nas áreas de: clinica cirúrgica, ortopedia e traumatologia, bucomaxilofacial, neurocirurgia e cirurgia vascular.

         O prefeito Fernando Gomes destacou ainda a participação da sociedade civil organizada, que tem contribuído ao longo do tempo para o funcionamento da unidade hospitalar. Ele cita, por exemplo, a enfermaria B que foi totalmente reformada no ano passado a partir de recursos de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, dentre outras. Ascom

Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...