segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Produtor baiano apresenta o nibs de cacau cabruca em evento na Itália


O evento internacional acontece entre os dias 20 e 24 de setembro, com a exposição e comercialização de produtos da sociobiodiversidade


Ilhéus - O produtor rural, Luciano Ferreira da Silva, do Assentamento Dois Riachões, no município de Ibirapitanga, vai representar o Sul da Bahia com o nibs de cacau cabruca, no Terra Madre SalondedelGusto 2018, maior evento da rede SlowFood-Terra Madre, que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro, na Itália.O cacau orgânico foi considerado, recentemente, uma das fortalezas do Slow Food, depois de ter conquistado a certificação de qualidade, resultado de uma série de capacitações promovidas em parceria com o Sebrae, através do programa Sebraetec.
O evento internacional contará com exposição e venda de produtos da sociobiodiversidade dos diversos territórios da Bahia e de outras regiões do Brasil. O domingo (23) está reservado aos representantes da Fortaleza do Cacau Cabruca do Sul da Bahia e do chocolate da Bahia, que se apresentam no espaço Cacau Camp Domori. O assentamento vai representar a Rede de Agroecologia Povos da Mata Atlântica com o nibs de cacau certificado.

Segundo Luciano, a parceria com o movimento Slow Food Brasil, que defende a alimentação saudável e consciente, teve início em 2015, quando o Assentamento Dois Riachões começou a fazer parte da Fortaleza do Cacau Cabruca. Logo depois, Luciano relata que foi construído um protocolo da comunidade e então foram realizadas capacitações parao manejo de cacau e orientações com chefes de cozinha da Bahia e do Rio Grande do Sul.
Para obter a certificação que reconhece a qualidade da amêndoa, Luciano contou com o apoio do Sebrae para as capacitações sobre cacau de qualidade, participou de feiras de produtos orgânicos e foi orientado sobre o processo de comercialização do produto. De acordo com um dos consultores do projeto, Gustavo Grando, a certificação orgânica acontece desde 2015, com a participação do Sebrae e do Instituto Arapyaú.

A proposta integra o projeto “Crescer no Campo” do Sebrae em Ilhéus, com o objetivo de promover o melhor aproveitamento e a utilização de alimentos que foram cultivados de forma sustentável.De acordo com a gestora do projeto pelo Sebrae, Ana Carolina Menezes,esse tipo de reconhecimento “é importante para que o produtor compreenda a importância do investimento em inovação, seja na busca por certificações, boas práticas agrícolas, acesso a mercados e gestão da propriedade”.

O trabalho de Certificação Participativa é desenvolvido pela Associação Povos da Mata Atlântica do Sul da Bahia, no município de Ilhéus, e aponta o sistema agroecológico como o melhor caminho, não só para a produção de alimentos saudáveis, mas também para transformar as famílias em protagonistas da conservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
Estrutura
O Assentamento possui uma área total de 406 hectares, sendo que 164 são de cacau cabruca, 150 de Mata Atlântica, 10 são voltados para o pasto e 82 corresponde a Área de Preservação Permanente (APP). Nele, 40 famílias produzem 6 mil arroubas de cacau por ano, sendo que a produção de cacau orgânico está em fase de crescimento devido ao projeto de ampliação da área a ser beneficiada.

“Começamos a trabalhar com cacau de qualidade há dois anos. Montamos uma estrutura de Beneficiamento de Amêndoa de Qualidade, e hoje temos 25 produtores que participam do projeto cacau de qualidade. Mas, a ideia é que a gente aumente essa produção, melhore os estandes das áreas de cacau cabruca, e, com isso, fazer lotes maiores de cacau de qualidade e estender para a produção de chocolate”, explicou Luciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...