quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Prefeitura de Itabuna apoia evento para discutir realização do Cefir

 


Um encontro técnico realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) reuniu secretários e diretores de Meio Ambiente dos 38 municípios que compõem a abrangência da Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). O evento que contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS debateu a importância da realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) nos municípios.
        
 Para abordar os conceitos pertinentes ao Cefir, bem como a importância desse cadastramento, os prazos para a entrega da declaração e outras demandas, o palestrante convidado foi o técnico do Inema (Salvador – BA), Aldo Carvalho, que explicou a funcionalidade do cadastro que abre importantes perspectivas para a ampliação e fortalecimento da atividade rural não somente na região sul, mas em todo o estado.


Além de representantes dos municípios que compõem a abrangência da Unidade Regional Sul do Inema, estiveram presentes no evento, a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, Tayla Marrocos; a coordenadora da Unidade Regional Sul do Inema, Cibele Pinto, além de representantes do CMDRS, da Ceplac, da ACI e produtores rurais.

O que é o CEFIR?
O CEFIR é um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os imóveis rurais, correspondente ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo a Lei Federal nº 12.651/2012 (Código Florestal) e deverá ser realizado até 31 de dezembro de 2018, conforme Decreto Federal nº 9.39/2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...