sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Milhares de devotos em Bom Jesus da Lapa comemoram Nossa Senhora da Soledade


Após comoração de Bom Jesus, Nossa Senhora da Soledade é a grande festa religiosa do Oeste Baiano 
Uma dessas festas religiosas mais importantes do Oeste é a Romaria da Nossa Senhora da Soledade, que acontece no dia 15 de setembro, último dia da festa. A programação começou no ultimo sábado (08) e, se prolongai até amanhã, dia 15 de setembro. Durante os festejos, acontecem várias celebrações e missas, todos os dias, sempre às 6h30 e 19h30. E como já dissemos, no último dia, que é muito esperado, acontece a Procissão da Nossa Senhora da Soledade.
Alex de Souza. 
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos. De Itabuna, o grande devoto, é o blogueiro e radialista Alex de Souza que já está participando dos festejos desde o último dia 10,     
A história de Nossa Senhora da Soledade
A devoção à santa tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade – palavra que significa saudade, tristeza, solidão. Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora do Pranto e Nossa Senhora do Calvário.
Ela nos passa uma forte mensagem e lição de vida: que assim como ela conseguiu passar por tudo, ao ver seu filho ser maltratado e morrer na cruz, nós podemos também, ser fortes e passar por nossas provações. Esse um motivo mais do que plausível e suficiente para que se participe da semana de celebração e da romaria em homenagem à santa – para agradecer pelos momentos em que conseguimos ser fortes e também para pedir que consigamos suportar as nossas dores e todos os obstáculos pelos quais teremos que passar.
Curiosidades sobre a estátua de Nossa Senhora da Soledade do Santuário do Bom Jesus da Lapa
A primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade foi a levada pelo Monge Francisco, quando chegou ao morro, ela se encontrava em um altar na gruta, mas em um incêndio que houve na gruta, se queimou por completo. A imagem atual que está em um nicho de vidro, é esculpida em madeira e tem 1m60 de altura, também foi queimada, em 1971 – acredita-se que por velas que foram deixadas acesas.
A imagem foi salva, parcialmente carbonizada e sem os olhos, e dessa forma, participou da procissão no ano seguinte, em 1972, durante a Festa de Nossa Senhora da Soledade. Mas, em 1973, uma escultora de Salvador, a Sra. Bernardina Braga, a restaurou. Após 10 dias de trabalho, a imagem estava como nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...