quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Humanização e mobilidade em destaque na Semana Nacional do Trânsito de Ilhéus



A Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus abriu a Semana Nacional de Trânsito 2018 e a II Semana da Mobilidade de Ilhéus na manhã desta terça-feira (18), com o tema “Nós somos o trânsito. A cidade é para todos”, que norteia a programação. A ações têm o objetivo de estimular nos usuários das vias públicas a conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito.

Em estandes montados na praça J.J. Seabra, acontecem exposição da mini cidade do trânsito e receptivo com representantes de escolas da rede municipal de ensino que participaram do projeto Trânsito na Escola. “O trabalho começa nas escolas e se estende às ruas da cidade, convidando as pessoas a serem mais pacientes e humanas no trânsito, tratando todos com igualdade”, explica o diretor municipal de Trânsito, Gilson Nascimento.

Mapa da mobilidade - No primeiro dia de atividades, o plenário da Câmara Municipal sediou palestras e debates realizados pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus. “A intenção foi elaborar conjuntamente um projeto mais sistemático de aproveitamento dos espaços públicos para as pessoas e não para os veículos”, informa Gilson Nascimento. O evento incluiu exibição de vídeos do projeto MobCidades de Ilhéus e bate-papo “Cidade acessível e caminhável”, com a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Júlia Gouvêa e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna, arquiteto e urbanista Marcelo Augusto.


Os trabalhos foram mediados pelo arquiteto e urbanista Ricardo Becker, vice-presidente do Rotary Clube de Ilhéus. Também aconteceu a apresentação do “Mapa da imobilidade”, feita pela professora Peolla Paula e a participação de alunos da UFSB. A presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, enfatiza que esta também é a semana da mobilidade, com um dia para o deficiente. “Importa pra gente fazer com que a cidade seja para as pessoas, por isso pensar a mobilidade é fundamental para melhorar a qualidade de vida a população”, diz ela.

Programação – As atividades prosseguem na terça-feira (19), com apresentação do projeto “Pisca fechada, vida saudável”, sob a coordenação de Odailson Aranha, diretor de eventos da Associação dos Criativos do Bairro Hernani Sá, 8h30min, na Câmara de Vereadores. Depois, está programado o bate-papo “Cidade e bicicleta”, com Agnaldo Batista, presidente da Associação Ilheense de Ciclismo, e Alexandre Amorim, do Núcleo de Projetos da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus. A mediação ficará a cargo de André Luís Fonseca, presidente do Rotary Clube Jorge Amado.

Ainda no dia 19, acontece o lançamento do concurso “Ideias de Arquitetura e Urbanismo Viva a Cidade”, feita por Jonathan Souza, consultor do projeto MobCidades, às 9h30min, na Câmara de Vereadores, seguido do bate-papo “Cidade e transporte público”, com Josemir Dias, gerente da empresa São Miguel. Logo depois, será apresentado o projeto de integração do transporte coletivo de Ilhéus. A arquiteta, urbanista e professora da UFSB, Débora Santa Fé é a mediadora.

A Semana Nacional de Trânsito e a Semana da Mobilidade de Ilhéus têm encerramento programado para esta sexta-feira (21), a partir das 7h30min, com “bicicletaço”, que sai do bairro Hernani em direção à Avenida Soares Lopes. Também no bairro Hernani Sá, às 15 horas, será comemorado o aniversário de um ano do projeto “Pista fechada, vida saudável”.


Secom-Ilhéus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...