quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Emasa e parceiros desenvolvem ações ambientais

 
  
Após a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta, TAC,  assinado entre a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) e o Ministério Público Estadual, para a realização de medidas ambientais, com o investimento de R$ 150.000.00 (cento e cinquenta mil reais) por ano, totalizando R$ 750.000.00, reais durante cinco anos, foi dado início ao projeto de recuperação dos mananciais do Rio Cachoeira e das matas ciliares, com uma série de reuniões de  trabalho que contam com a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Caixa Econômica, Rotary Club, Faculdade Unime Itabuna, UNIME, Lions Clube, Polícia Rodoviária Federal, PRF, Maçonaria, Televisão Santa Cruz, Tiro de Guerra e Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC.
Com a elaboração de um roteiro de atividades já em desenvolvimento e dentro deste plano ação, teve início no dia 1º de setembro a construção de 1.690 metros de cerca  na margem direita do Rio Cachoeira, no Assentamento Alemita, em Nova Ferradas. Nesta ação também foram plantadas mil mudas de árvores de seis espécies diferentes, e que fazem parte da fauna da Mata Atlântica, situada no Sul da Bahia, especificas para a recuperação de rios e nascentes.
Outra medida incluída nas ações do projeto e que objetivou preservar o meio ambiente no município foi desenvolvida no último dia 22,  no Condomínio Pedro Fontes, que fica situado na margem da Br. 415. Visando recuperar e proteger o Rio Água Branca, técnicos e voluntários se uniram numa ação que resultou na plantação de diversas mudas de árvores que irão recuperar as margens e preservar o leito do rio.

O Presidente da Emasa, Jader Guedes, que também acompanhou todas as ações do projeto, salientou que o Prefeito Fernando Gomes vem acompanhando tudo de perto com muito interesse, e tem incentivado o projeto. Segundo Jader Guedes, estas e outras ações de preservação ambiental serão permanentes durante sua gestão à frente da Empresa, pois “estão alinhadas ao propósito da empresa e da Administração Municipal como um todo”. 

Além dos parceiros,  várias comunidades se fazem presente, inclusive levando crianças, jovens, adultos e idosos para apreciarem, usufruírem e participarem da  luta para a preservação do Meio Ambiente. Representando entidades e empresas nas reuniões, estiveram presentes Alfredo Melo (EMASA), Valerir Nicollies (UFSB), Elias Veloso (Rotary Club), Simone Gaubert (UNIME), Eloisa Moura (Caixa Econômica), Mauricio Moreau (UESC), entre outros. Ascom/emasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...