sexta-feira, 21 de setembro de 2018

EDUCAÇÃO DE ITABUNA REABRE NEGOCIAÇÃO E APRESENTA PROPOSTAS PARA OS PROFESSORES

 
Numa tentativa de esclarecer com uma amplitude maior os aspectos da atual realidade financeira da Secretaria Municipal da Educação (SME), a titular da pasta, professora Nilmecy Santos Gonçalves, recebeu os dirigentes do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI) e apresentou propostas, visando o fim do movimento grevista desencadeado no dia 3 de setembro.

Na oportunidade, a professora Nilmecy apresentou os dados que foram levantados pelo Departamento Financeiro da secretaria. Os números apontam que efetivamente tanto a prefeitura quanto os sindicatos precisam se debruçar num esforço em conjunto para que seja possível dirimir os entraves.

Entre os principais pontos da negociação, está o reajuste pleiteado de 6,81% no valor do salário-base dos professores. “Neste contexto, a SME não poderá proceder o retorno de alguns profissionais em desvio de função para a folha do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) ”, explicou a secretária.

Em relação ao retorno das vantagens de atividade complementar (AC), a professora Nilmecy Gonçalves ratificou que “o SIMPI apresentou formalmente o pedido de retorno desses pagamentos através de uma ação na justiça, mas que, de antemão, estamos procedendo os estudos e as ações para que o retorno desse abono seja viabilizado de forma negociada”, ressaltou.

Reajuste de 2,8%


Ao tratar do aumento salarial propriamente dito, a professora Nilmecy contrapôs o pleito sindical, observando que outras demandas financeiras precisam estar asseguradas. E apresentou um aumento de 2,8 pontos percentuais para os professores de níveis II e III, ressaltando que, aos profissionais de nível I, já foi conceido o aumento de 6,81% assegurados em lei. 

Gonçalves destacou que, entre o final de julho e início de agosto, a Secretaria Municipal da Educação já procedeu pelo menos três reuniões entre seus integrantes e representantes do sindicato, através das quais se criou um novo ambiente de negociação, considerado muito positivo.

A presidente do SIMPI, professora Maria do Carmo Oliveira, se comprometeu em submeter a proposta em assembleia com os professores do município.

“De toda a nossa inquietação, o que nós mais estamos buscando, agora, é que de fato possamos criar uma maneira de garantirmos a aprendizagem dos alunos e isso nós não vamos perder de vista, sempre com base nas conversas, no diálogo, na negociação e também no respeito ao erário, às limitações e aos nossos profissionais. Estamos confiantes de que nos próximos dias tenhamos grandes resultados”, finalizou a professora Nilmecy Gonçalves.

Assessoria de Comunicação Social
Texto Eric Tadeu 
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...