segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Curso de formação ensina como “Aprender mais para celebrar melhor”




Um curso de formação promovido pelas paróquias Nossa Senhora da Conceição e de São José, em Itabuna, ajudou fieis a entender melhor o significado da liturgia, a forma correta de o cristão se portar durante uma celebração eucarística e ainda, mostrou que a igreja não se resume a um simples prédio. “A igreja é cada um de nós participantes e Cristo é o modelo, o que significa que só podemos vê com o olhar da fé”, disse o Padre Antônio Marcos Batista que ministrou o curso.  

O encontro que durou dois dias foi aberto sábado (22) à noite, no auditório do Seminário da Diocese de Itabuna, no bairro São Judas, pelo Padre Adriano Fernandes, que deu boas vindas e parabenizou aos cursilhistas pela oportunidade de participarem de um curso importante como o de formação litúrgica, que entra em sua quarta edição. “Um momento para a renovação da fé, do conhecimento o enriquecimento, principalmente o espiritual, reforçou o pároco itabunense”.

Na sequência Padre Marcos, que é reitor do Seminário Diocesano de Ilhéus, dedicou um momento para a oração e reflexão espiritual, para depois explorar o tema “Aprender mais para celebrar melhor”. Durante a explanação na primeira noite, ele ensinou aos participantes a entender a liturgia da Igreja Católica, a celebração litúrgica “e onde igreja, que somos nós, proclama, escuta e reflete a palavra de Deus, por meio da leitura da Bíblia”.

O encontro continuou no domingo pela manhã, quando ele destacou  os rituais durante uma celebração eucarística. Especialista em liturgia, Padre Marcos, falou desde as leituras bíblicas, salmo e homilia, as intenções pela igreja, pelos fiéis, pela salvação do mundo, os cantos, o alimento espiritual, até o momento de silêncio. “Pelo silêncio e cantos os fiéis se apropriam de palavra de Deus e a ela adere pela profissão de fé. Uma liturgia deve ser entendida e preparada, principalmente pelos seus ministros”.


O bispo de Itabuna, Carlos Alberto dos Santos, prestigiou o evento com uma visita surpresa aos cursilhistas. Ele destacou a importância de um curso de formação que deve ser continuado e compartilhado, “o que servirá para a evolução e competência de cada um participante”, concluiu o bispo.

Antes do encerramento, Padre Marcos esclareceu dúvidas ao responder perguntas dos mais de 50 participantes e indicou alguns livros  como sugestão de leitura. Uma das organizadoras, Airam Nunes, que coordena a Pastoral Litúrgica da Paróquia da Conceição, considerou o evento altamente positivo pelo nível de conhecimento do tema abordado pelo Padre Marcos, pela participação dos fiéis inclusive nos questionamentos. “Para nós organizadores, não deixa de ser um esforço, mas que vale a pena”.
Por - Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Antonio Carlos: uma luta de glórias!

ELE E PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM  ITABUNA  O comunicador Antônio Carlos (Ufa), que apresenta o "Show da Tarde" através dos microf...