segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Após ataque Bolsonaro sobe nas pesquisas

Em pesquisa feita após ataque, Bolsonaro aparece com 30% das intenções de voto
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 30% das intenções de voto em pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (10). O levantamento foi o primeiro realizado depois do ataque sofrido por Bolsonaro na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Na segunda posição aparece Ciro Gomes (PDT), com 12% das intenções de voto. Em seguida, três candidatos registraram 8%: Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Fernando Haddad (PT). João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos) tiveram 3%.

Os eleitores de Bolsonaro são os que têm mais certeza do seu voto. Para 78% deles, a decisão é definitiva. Nesse quesito, Haddad (68%) aparece em segundo lugar, seguido por Alvaro Dias (62%), Amoêdo (59%), Ciro (58%), Alckmin (49%), Boulos (40%), Marina (37%) e Meirelles (24%).


O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro com 2000 eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TRE) com o número BR-01522/2018.

USO ELEITORAL DO ATAQUES:
Segunda, 10 de Setembro de 2018 - 07:20

Uso eleitoral de ataque a Bolsonaro será medido por aliados e adversários do candidato

por Fernando Duarte

Uso eleitoral de ataque a Bolsonaro será medido por aliados e adversários do candidato
Foto: Reprodução/ Twitter
Se em 2014 a eleição brasileira teve a substituição de Eduardo Campos após o acidente de avião, na disputa de 2018 o fator surpresa coube à facada contra Jair Bolsonaro. E, tal qual no último pleito, a mídia espontânea em torno da tragédia permite um aproveitamento eleitoral do episódio. 

Logo após a entrada de Marina Silva como candidata do PSB no lugar de Campos, a candidatura socialista aumentou consideravelmente a competitividade. Ao ponto de Marina se tornar o alvo a ser batido pelos então candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Ao final, a então substituta acabou "abatida" no primeiro turno.

Uma das diferenças entre a queda do avião e a facada é o espaço de tempo entre o fato e as urnas. Bolsonaro terá pouco tempo para ser desconstruído como mártir e, diante da repercussão do caso, tende a ganhar mais exposição justamente no período mais crítico das eleições, a reta final da corrida. E críticas excessivas contra o candidato do PSL podem gerar um efeito adverso naqueles que proferem os ataques. Seria a lógica do feitiço virar contra feiticeiro, como parte das redes argumenta na defesa do rearmamento da população por Bolsonaro e o episódio da facada.
O prognóstico do deputado-capitão, todavia, o remove de um dos principais artífices da campanha dele: o corpo a corpo que o transforma no "mito" que arrasta multidões. Com a saúde fragilizada, o candidato estará menos presente nas ruas, porém aumentará a exposição na imprensa. São fatores cujo resultado ainda é difícil de dosar. E, por mais que se discorde das ideias dele, é preciso admitir que existe empatia de uma parcela expressiva do eleitorado a favor dele.

O uso eleitoreiro da facada foi iniciado já na quinta-feira, quando Bolsonaro foi atingido por um homem perturbado. De lá para cá, todas as aparições do clã parecem plenajadas milimetricamente, desde o vídeo da oração na UTI de Juiz de Fora à foto do deputado simulando armas em uma cadeira de hospital em São Paulo. Passando, inclusive, pela constrangedora imagem da cicatriz que corta o abdômen do candidato.

Uma dúvida ainda não respondida é se os apoiadores conseguirão tocar a campanha e gerar o barulho em torno da candidatura sem a presença "mítica" de Bolsonaro. Por isso as redes sociais devem assumir um papel ainda mais preponderante nessa aventura "bolsonarista".

Uma coisa é certa: haverá segundo turno, por mais que o clã Bolsonaro tenha "vibrado" com a possibilidade da facada liquidar as eleições para o Palácio do Planalto ainda no dia 7. E o candidato do PSL aparece à frente dos adversários para também estar nas urnas em 28 de outubro, quando acontece o segundo turno. A repercussão da facada "espontânea" e os efeitos práticos dela ficarão para o desenrolar das estratégias dos candidatos ao Planalto.

Este texto integra o comentário desta segunda-feira (10) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM, Clube FM e RB FM.

Do - www.bahianoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...