sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ações da CEPLAC e lançamento de clones são destaques do Dia Internacional do Cacau 2018


Comunidade produtora regional vive a expectativa de conhecer as ações que serão divulgadas pelos pesquisadores e extensionistas da CEPLAC/MAPA durante o Dia Internacional do Cacau 2018, que será realizado pela CEPLAC/MAPA em 18 de setembro, no auditório Hélio Reis, no Cepec.

O evento que conta com o apoio de instituições e empresas tradicionais da região tem o objetivo de divulgar para os produtores e demais integrantes da cadeia produtiva do cacau as mais recentes informações tecnológicas que permitem o aumento da produtividade sustentável da lavoura cacaueira e a verticalização da produção.

As caravanas de produtores que já estão sendo organizadas nos vários municípios da região terão oportunidade de acompanhar a partir da temática central “CEPLAC em Ação” a apresentação de projetos exitosos da CEPLAC (Por José Marques Pereira/Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau) e o lançamento de Clones CEPEC-2176 e CEPEC-2204 (com palestra do pesquisador do Cepec, Uilson Vanderlei Lopes).

Dentre as inúmeros ações exitosos da CEPLAC, serão destacados os projetos: Cacau de Alta Produtividade, dos Sistemas Agroflorestais com cacau e seringueira, consórcios e conservação ambiental, apicultura, os avanços na prevenção e monitoramento da Monilíase do Cacaueiro, e ainda, capacitação profissional dos jovens empreendedores, produtores e trabalhadores rurais.

A programação prevê ainda, as tradicionais homenagens a produtores e técnicos que se destacaram na realização das suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da cultura do cacau. E também a assinatura do convênio de Cooperação Técnica entre a CEPLAC e Incra/ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).

Durante as entrevistas concedidas aos veículos da imprensa regional, o coordenador da Superintendência da CEPLAC para BA e ES, Carlos Alexandre Brandão, tem afirmado que as ultimas providências já estão sendo tomadas pela organização do evento e são esperadas cerca de 300 pessoas, entre produtores de cacau, agricultores familiares, técnicos, chocolateiros, estudantes, autoridades regionais e profissionais de comunicação.

Segundo Carlos Alexandre, “É importante para o fortalecimento da cacauicultura em geral, essa atualização interativa de experiências e conhecimentos que ocorrerá durante o evento, entre nossos pesquisadores e extensionistas com os produtores e empreendedores ligadas à Cadeia Produtiva do Cacau.
Nesse trabalho intensivo de divulgação do evento junto à mídia regional, o chefe do Centro de Pesquisas e Extensão da CEPLA, Raul Renê Vale, tem explicado que as tradicionais homenagens que serão prestadas aos cacauicultores que mais se destacaram no ano, servem de incentivo para os demais produtores. “Serão evidenciados principalmente os trabalhos focados na alta produtividade do cacaueiro, além de outras categorias como o jovem empreendedor, o melhor produtor que fabrica chocolate, além de servidores da CEPLAC que mais se destacaram com seus trabalhos nesses segmentos”.

A comemoração do “Dia Internacional do Cacau” é uma iniciativa dos países produtores como uma forma de registrar a importância econômica, ambiental e social do referido produto no mundo. Essa data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler, durante uma Conferência Internacional do Cacau, que reuniu especialistas de todo o mundo.
Por: José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...