terça-feira, 7 de agosto de 2018

Vacina contra raiva canina continua no Centro de Zoonoses de Itabuna


Embora muitos proprietários de cães e gatos tenham comparecido nas unidades de saúde para a imunização de seus animais, no ultimo sábado (4), a vacinação contra a raiva canina não atingiu a meta esperada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, que era de imunizar pelo menos 35 mil animais em Itabuna.  

O município mobilizou cerca de 400 profissionais para atender as exigências do Ministério da Saúde no controle da raiva para a vacinação em cães e gatos, conforme informou o veterinário do CCZ, Samir Hage. Ele reforça a importância da imunização contra uma doença que não tem cura, destacando que a vacina evita a doença e protege os animais de estimação.

Quem não aproveitou o Dia D da Vacina Antirrábica ainda tem a oportunidade de levar seus cães e gatos ao CCZ, localizado na Rua São Jose, bairro do Antique, de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às 17 horas. O veterinário informa que mesmo os animais imunizados no ano passado precisam receber a dose este ano.

“A raiva canina é uma doença transmitida pela de saliva, pelo contato sanguíneo ou mordida do animal e compromete o sistema nervoso do homem. Além disso, é incurável com índice de 100% de mortalidade”, alerta Samir, destacando ainda que cães e gatos são os principais transmissores. “A vacina é a única maneira de controlar a doença e é gratuita”, reforçou o veterinário.
Ascom
Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...