quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Uruçuca intensifica vacinação contra a poliomielite e sarampo


A Secretaria da Saúde de Uruçuca intensifica o alerta para vacinar todas as crianças do município de um ano a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil e sarampo. Durante a mobilização nacional organizada pelo Ministério da Saúde estarão funcionando neste sábado (18), das 8 às 17 horas, o Centro de Saúde, os Programas Saúde da Família (PSFs) Dr. Edson Rosa, Everaldo Argolo e Independência, e o PSF do distrito de Serra Grande. De acordo com o cronograma de trabalho as equipes de vacinadores também levam a imunização às crianças da zona rural.

A enfermeira Michelle Fernandes, responsável técnica do Departamento de Vigilância em Saúde de Uruçuca considera de fundamental importância os pais ou responsáveis levar o cartão de vacinação da criança. “É através deste documento imprescindível que os nossos técnicos podem acompanhar todo o desenvolvimento das crianças”.


Importância da vacinação – A poliomielite ou a paralisia infantil causa repentina dormência e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, e ao falar, tossir ou até respirar.

Por sua vez, o sarampo, doença altamente contagiosa pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, porém aumentam ainda mais para o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo.


Por - Everaldo Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...