terça-feira, 21 de agosto de 2018

Itacaré busca apoio em Brasília para Plano Municipal de Mobilidade Urbana


Os secretários municipais da Prefeitura de Itacaré, Júnior Andrade, de Administração, e Ademar Sá, de Desenvolvimento Urbano, se reuniram como o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Inácio Bento de Moraes, e com o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Souza Santos, em Brasília, para discutir sobre a Regularização Fundiária no município e a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A encontro foi solicitado pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, com a proposta de solicitar do Governo Federal o envio de equipe técnica para coordenar um seminário sobre esses assuntos no município e ainda o apoio na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade urbana.

De acordo com os secretários, Itacaré, apesar de ser uma cidade de pequeno porte já começa a apresentar sérios problemas de mobilidade, especialmente na alta estação, como dificuldade de locomoção de automóveis, engarrafamentos, falta de locais próprios para estacionamento e calcadas irregulares que por sua vez dificultam o deslocamento de pedestres. Aliado a isso, conforme os secretários, há a inexistência de alternativas eficientes de transporte coletivo.


O secretário Ademar Sá explica que para enfrentar o problema é preciso discutir com a comunidade todos os aspectos do Plano e em conjunto buscar as soluções mais adequadas. “Essa discussão dever acontecer na elaboração do nosso Plano de Mobilidade que tem a importância de vir a ser o instrumento efetivo para que possamos atender às diretrizes da política nacional de mobilidade urbana, promovendo a integração entre os diversos modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no nosso município, e definindo os modos e a classificação dos meios de transporte, e apresentando os necessários itens e equipamentos de infraestrutura.

O secretário Júnior Andrade acrescenta que o Plano Municipal de Mobilidade Urbana não é apenas para recebimento dos recursos federais para mobilidade urbana. “O plano é um instrumento para ser utilizado no planejamento das intervenções e investimentos em mobilidade. Constituindo um passo fundamental para a promoção de padrões de deslocamentos mais sustentáveis e melhoria da qualidade de vida em nossa cidade", complementou.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...