segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Ilhéus atende moradores da Vila Cachoeira com mutirão da Saúde

  
A comunidade da Vila Cachoeira, situada às margens da rodovia Jorge Amado (BR-415), foi beneficiada com atendimento à saúde, durante mutirão realizado domingo (18), pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A ação proporcionou aos moradores consultas gratuitas em diferentes especialidades médicas, como cardiologia, pediatria e clínica geral.
O mutirão ofereceu também atendimento odontológico, exames preventivos e ginecológico, realizados na Unidade Básica de Saúde local e em um espaço cedido por uma igreja. Cerca de 400 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas pela equipe composta por três médicos clínicos gerais, um cardiologista, três enfermeiras e um dentista, que palestrou sobre a importância da escovação bucal correta e distribuiu escovas dentárias.
A enfermeira e apoiadora das ações da Prefeitura de Ilhéus na zona oeste do município, Jailma Nascimento, adiantou que os mutirões serão realizados em outras localidades. “Durante reunião com os representantes das localidades, ficou decidido que serão realizados nos locais onde houver ausência de uma equipe médica permanente”, enfatizou.
O mutirão foi um socorro fundamental para a moradora Renilda Farias de Araújo, de 34 anos, que foi atendida pelo cardiologista. Com dez filhos para cuidar, a dona de casa é amparada constantemente pelos filhos mais velhos nos momentos de crise. “Tinha me sentido mal na noite anterior, faz um tempo que sinto dores na área do coração. O médico solicitou exames e receitou medicação. Já me sinto bem melhor por saber que fui bem cuidada e orientada por ele. Minha esperança de melhora aumentou”, declarou. 

Médico em casa – “Foi além do que eu esperava”, resumiu Vivaldo Santos. Segundo o morador, a Vila Cachoeira esperava com ansiedade por esta ação. “Ver o médico chegando em nossa casa é uma sensação de conforto, cuidado e atenção. Se tem uma coisa que a gente gosta é de ver uma administração cuidando de seu povo e sei que isso vai acontecer em muitos lugares, com fé em Deus”, comemorou.
A diretora de Atenção Básica do Município, Érica de Jesus, destaca a importância de ações como essa em localidades interioranas do município. “Identificamos que muitas regiões estavam carentes, por isso resolvemos levar atendimento médico para estas localidades, com o programa Saúde em Ação. Em Vila Cachoeira, por exemplo, foi a primeira vez que um médico cardiologista atendeu. Seguiremos com os mutirões levando atendimento à saúde aos moradores da zona rural de Ilhéus”, assegurou.
Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Iluminacao pública com o CDS litoral-Sul

  Prefeitura de Itabuna avança em PPP de Iluminação Pública com o CDS Litoral Sul Representantes da Prefeitura de Itabuna e de outros sete m...