segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Festival Internacional de Compositoras

Festival Internacional de Compositoras cresce no Litoral Sul da Bahia, de 6 a 8 de Setembro

Entre os dias 6 e 8 de Setembro, Ilhéus e Serra Grande (Uruçuca) recebem o “Sonora Festival - Litoral Sul/BA”, um encontro com 12 grandes compositoras além de intensa programação. O evento é gratuito e também conta com performances teatrais, poéticas e de dança, oficinas culturais e rodas de conversa. O “Sonora - Festival Internacional de Compositoras” surgiu em 2016, na cidade de Belo Horizonte, e em 2017 chegou à marca de 62 cidades de 15 países se comprometendo com a sua continuidade.
Dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical, estimulando o seu fortalecimento no âmbito individual por meio da coletividade é o objetivo central do Sonora. O projeto surgiu da hashtag #mulherescriando, que foi criada pela musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte.
Em 2017, a participação sulbaiana no circuito do festival, ficou por conta do Sonora Ilhéus, caracterizando-se como uma mostra artística e cultural, com uma programação diversificada e protagonizada por mulheres de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Buerarema, Uruçuca e Barra do Mendes. Este ano o evento expande a programação para Serra Grande (Uruçuca) e recebe as apresentações musicais de Ana Diniz (Ilhéus), Carol Nóbrega (Itacaré), Eloah Monteiro (Ilhéus), Ivone Cerqueira (Salvador), Jú Maracá (Itacaré), Marinuï (França/Salvador), Moa Vênus (Ilhéus), Moses (Buerarema), Nádia Soledad (Argentina/Itacaré), Nattasha (Feira de Santana), Nina Maria (Ilhéus) e Quênia Barreto (Cruz das Almas).

A programação do Sonora Litoral Sul da Bahia também vai contar com performances teatrais do Coletivo Saladistar, intervenção poética do coletivo Xota 073 e com convidadas como a escritora Daniela Galdino, que fará um bate-papo sobre o livro Espaço Visceral, poesia erótica e processos de libertação tanto em Ilhéus quanto em Serra Grande.
As oficinas de “Presença Cênica” e “Canto Natural” ficam por conta de Driely Alves e Ana Diniz, respectivamente. No encerramento, a cantora e compositora Eloah Monteiro, uma das produtoras do Sonora Festival Litoral Sul, também vai apresentar uma prévia do seu novo espetáculo “Eloah Monteiro e a Banda Quente” junto à pandeirista/percussionista Izadora Guedes e à flautista Júlia Guedes. A dupla “Ela&eu” também participará do show de encerramento.
Acompanhe a Fanpage e o Instagram do evento e saiba mais sobre o “Sonora Festival – Litoral Sul/BA”. Além de Eloah Monteiro (Criadouro Produções), o evento conta com a produção de Aranda Souza (Arandela Produções), Karen Oliveira (Má Reputação Produz) e Marília Arruda (Coletivo Cearabucanaiar). O evento também conta com o apoio cultural da Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Cultura de Ilhéus, Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, Organização Gongombira de Cultura, Papirus Livraria e Papelaria, Alquimia Coletivo Escola, Coletivo Saladistar, Sarau de Serra Grande, Galeria Pizza Bar, Espaço Caminho das Ervas,  Bazar das Comadres e Z5 Montagens & Eventos.

PROGRAMAÇÃO 2018

QUINTA-FEIRA | 06 DE SET
17H – Cortejo de Abertura
Coletivo Saladistar conduz o público do Palácio Paranaguá até a Casa Malvina com parada na “Papirus Livraria” para intervenção poética do Coletivo Xota 073 |  Concentração: Palácio Paranaguá (Ilhéus)
18H – Bate-papo com Daniela GaldinoConversa sobre o livro Espaço Visceral, poesia erótica e processos de libertação | Participação Especial: Coletivo Rachas| Mediação: Amanda Maia | Local: Casa Malvina (Ilhéus) | ENTRADA FRANCA

SEXTA-FEIRA | 07 DE SET
14H – Oficina Compondo OlharesOficina gratuita de expressão corporal e presença cênica com Driely Alves.
Local: Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho (Ilhéus)
Inscrições: no local do evento minutos antes do início da oficina
ENTRADA FRANCA
18h – Sonora Festival Litoral Sul/BA
Apresentação musical com as compositoras Ivone Cerqueira (Salvador), Moa Vênus (Ilhéus), Nádia Soledad (Espanha), Nattasha (Feira de Santana) e Nina Maria (Ilhéus) | Local: Pátio da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho (Ilhéus) | INGRESSO: PAGUE QUANTO PUDER

SÁBADO | 08 DE SET
9H30 – Oficina de Canto NaturalOficina de canto natural gratuita e aberta ao público com a cantora e compositora Ana Diniz | Local: Espaço Caminho das Ervas (Serra Grande)
Inscrições: no local do evento, minutos antes do início da oficina.
ENTRADA FRANCA
15H – Vivência com a performer Daniela Galdino. Conversas sobre escrita de mulheres, poesia erótica e processos de libertação | Local: Espaço Caminho das Ervas (Serra Grande) | Inscrições: no local do evento, minutos antes do início da vivência | ENTRADA FRANCA
17H – Cortejo do Pôr do SolColetivo Saladistar conduz o público da Rua do Campo até a Praça Pedro Gomes | Concentração: Rua do Campo (Serra Grande)
18H – Sonora Festival Litoral Sul/BAApresentação musical com as compositoras Ana Diniz, Carol Nóbrega, Eloah Monteiro, Jú Maracá, Marinuï, Moses e Quênia Barreto (Cruz das Almas) | Local: Praça Pedro Gomes (Serra Grande) | INGRESSO: PAGUE QUANTO PUDER
23H – Encerramento
Show com Eloah Monteiro e Izadora Guedes, com participação de Júlia Guedes e da dupla “Ela&Eu” | Local: Galeria Pizza Bar | Ingresso: R$5,00

PorLOGO CRIADOURO 2017.jpg  Eloah Monteiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...