quarta-feira, 25 de julho de 2018

Secretários elegem comissão da Câmara Técnica de Educação do Litoral Sul

A CTE é composta por secretários municipais com o objetivo de debater e deliberar sobre projetos educacionais para a região

Durante uma Assembleia Extraordinária nesta terça-feira, 24, na sede da Amurc foi eleita uma Comissão Executiva composta por secretários de educação que vai coordenar a Câmara Técnica de Educação, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul. A proposta visa tornar mais eficaz a aplicação das políticas públicas de educação nos municípios do Território.

 A iniciativa é inovadora no Sul da Bahia e vem sendo discutida em encontros realizados pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação (Forsec), ligados a Amurc, em parceria com os Institutos Natura, Arapyaú e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A CTE é um braço institucional do CDS-LS e poderá atuar na área de convênios para aportar recursos específicos da educação, que estarão disponíveis através do Consórcio.
De acordo com a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE) do Instituto Natura,Thamara Strelec, a Câmara serve tanto para um diálogo técnico a respeito das políticas públicas educacionais que estão sendo implementadas nos municípios, “como também pode ser um espaço de deliberação, para a realização de compras consorciadas, a contratação de uma formação de professores regional, ou mesmo firmar convênios e acordos de cooperação”.
A partir do “princípio da economicidade e da otimização de recursos e serviços que poderão ser compartilhados pelos municípios consorciados”, o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga acredita na força dos Consórcios Intermunicipais, como um instrumento eficaz e estratégico para atender os municípios que estão com dificuldades financeiras em manter os serviços de educação nas suas localidades.

Comissão
A coordenadora eleita para Comissão Executiva da CTE, Cláudia Correa, atual secretária de Educação de Itapitanga, destacou a importância da CTE para o fortalecimento da educação regional. “A partir de agora nós vamos estar mais fortalecidos e engajados no processo educacional, reivindicar mais os programas e projetos, principalmente dos municípios que fazem parte do Litoral Sul”, declarou.
Ainda foi eleita para a Comissão, a vice-coordenadora, Luzinete Miranda, secretária de Itapé e como secretário, Arley Soares, atual secretário de Educação de Barro Preto. Já a Comissão de Ética será composta pelos secretários: Maria de Lourdes, de Itajuípe, Isabela Oliveira, de Almadina e Magnobaldo Sant’anna, de Buerarema.
Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...