terça-feira, 24 de julho de 2018

Ittaju do Colônia, Pau Brasil e Aurelino Leal recebem o rastreamento do câncer de mama

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que está na região de Itabuna, chega esta semana aos municípios de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Aurelino Leal para atender às mulheres de 50 a 69 anos. Neste atendimento, elas poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. A faixa etária é determinada pelo Ministério da Saúde, por ser a mais propensa ao aparecimento da doença.

No total, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pretende atender a 1.785 mulheres nos três municípios. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e encerra às 18h.

Em Itaju do Colônia, o atendimento começou nesta segunda (23), prosseguindo até o dia 25, com a unidade móvel estacionada na Avenida Lomanto Júnior, (em frente ao hospital). Em Pau Brasil, ficará estacionada na Praça Juracy Magalhães, no período de 25 a 28 de julho. Já em Aurelino Leal, o atendimento será feito na Praça 2 de Julho, de 26 a 31 de julho.
Integralidade no atendimento

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que faz o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, ofertando exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Por - Daniel Thame


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...