sábado, 21 de julho de 2018

Estudantes das Fábricas-Escolas do Chocolate participam do 10º Chocolat Festival em Ilhéus


Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, em Ilhéus, e do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu, onde estão instaladas as Fábricas-Escolas do Chocolate, estão participando do Chocolat Festival, que será realizado até domingo (22), no Pavilhão do Centro de Convenções de Ilhéus. As Fábricas-Escolas do Chocolate servem de laboratório para que os estudantes tenham aulas práticas e desenvolvam projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional. E foi nestes campos de experimentações que eles elaboraram produtos, como barras de chocolate com 70% de cacau e trufas, que estão sendo expostos na décima edição do festival, considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil.


A articuladora do curso técnico de nível médio em Agroindústria, do CEEP Nelson Schaun, falou que a atividade contribui na formação profissional dos estudantes. “Esta é uma experiência muito bacana porque estamos tendo produtores de chocolate procurando conhecer o nosso produto, buscando informações sobre a nossa qualidade, a mão de obra que está sendo formada. Então, tudo isso agrega na formação do nosso estudante, que termina tendo um contato direto com essa área profissional do Chocolat Festival”, afirmou.

Para o estudante Hudson Santana, 38 anos, do 4º ano do curso técnico de nível médio em Agroindústria, a participação no Festival de Chocolate agrega mais conhecimento. “Estas atividades nos mantêm atualizados com tudo que vem acontecendo no setor no aspecto nacional e mundial. O evento tem palestras e debates onde podemos participar para conhecer ainda mais a cultura do cacau e trocar experiências com profissionais de diversos locais do Brasil”, explicou.

Chocolat Festival – Com cerca de 120 expositores e mais de 40 marcas de chocolate do Sul da Bahia, incluindo produtos da Agricultura Familiar, o evento promove cursos e palestras, uma grande feira com exposição de chocolate, derivados de cacau, produtos da cadeia e entidades públicas e privadas, uma série de atividades culturais, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças, ateliê do chocolate e shows com artistas regionais e nacionais. Na última edição, durante os quatro dias, cerca de 60 mil pessoas circularam pelo festival.  
                 

Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Da Assessoria de Comunicação - ASCOM
Foto: Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...