segunda-feira, 16 de julho de 2018

Estado lança o projeto Escolas Culturais e inaugura a Fábrica-Escola do Chocolate em Ilhéus nesta terça-feira

  
 A cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, será a 14ª a receber o projeto Escolas Culturais, que será lançado, nesta terça-feira (17), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, às 9 horas. Na cidade, também será inaugurada a Fábrica-Escola do Chocolate Deize Silva Santana, às 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun.

Implantado pelo Estado da Bahia, o projeto Escolas Culturais objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. A iniciativa potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas atividades. O projeto também já foi lançado em Jequié, Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra, Ipiaú, Irecê e Santo Antônio de Jesus e é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.


Já a Fábrica-Escola do Chocolate serve como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional. Duas destas fábricas já estão em funcionamento: a Fábrica-Escola do Chocolate, vinculada ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, no município de Gandu, e a Fábrica-Escola do Couro, no CETEP Bacia do Jacuípe, no município de Ipirá.
 Também será lançado no CEEP Nelson Schaun o Escritório Criativo Territorial, que somado à Fábrica Escola, terá o objetivo de fomentar a Educação Empreendedora e a cultura da inovação e da criatividade nos centros de Educação Profissional, disponibilizando serviços de consultoria e assessoria nos Territórios de Identidade. Entre outras atividades, o Escritório Criativo Territorial também promoverá a proteção à inovações, criações, marcas e patentes de estudantes, professores e comunidades, além de fomentar arranjos produtivos locais e territoriais. Os lançamentos contarão com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...