sexta-feira, 20 de julho de 2018

Curumim promove fórum de leitura para Geração Z

Promover a socialização entre jovens estudantes, professores e escritores, no intuito de enfatizar o papel da leitura nas relações humanas, desde a formação intelectual ao desenvolvimento do comportamento leitor, é um dos objetivos do 4º Fórum de Leitura da Escola Curumim, hoje, sexta e  amanhã, sábado (dias 20 e 21). 

Nos dois dias, haverá mesas-redondas, palestras, oficinas, exposições, sorteios de livros, bate-papo com convidados e projetos específicos em sala. O Bacharel em Comunicação Social-Rádio e TV e Licenciado em Letras Tcharly Magalhães Briglia,  um dos coordenadores do Fórum, explica: “Como espaço de discussão e promoção do conhecimento, o Fórum é um projeto interdisciplinar que articula conteúdos e habilidades das mais diversas áreas para fortalecer as práticas sociais de leitura e escrita”. 


Segundo ele, a edição do fórum deste ano trabalha a relação da Geração Z com a leitura. "Não apenas a leitura dos livros, das letras, das páginas impressas e virtuais. Mas a leitura do mundo, com o olhar crítico e peculiar desses jovens nascidos entre 1995 e 2010”. Os debates, segundo a coordenadora pedagógica da Curumim, Raquel Prudente, levarão questionamentos: Quem são esses estudantes / adolescentes? Como eles enxergam a sociedade e como a sociedade os enxerga?

O Fórum será aberto na sexta-feira (20), às 17h30min. Logo depois, às 18h30min, Spartakus Santiago fará a palestra de abertura ao abordar o tema “Geração Z”. Na sequência, haverá bate-papo com o público. No sábado (21), a programação do Fórum começa às 7h30min, com apresentação do concurso literário promovido pela escola.  Às 8h, começa a mesa-redonda Leituras das Gerações, com Heloísa Pinheiro, Fabiana Lima, Brisa Aziz, Marília Barreto e Maria Luiza Varanda, tendo a mediação de Juliana Mello.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20/07 – SEXTA 17h30 Credenciamento 18h Abertura 18h30 Palestra sobre a “Geração Z”, com Spartakus Santiago 19h30 Bate-papo com o público 20hEncerramento do 1º dia.
Dia 21/07 – SÁBADO 7h30 Resultado do Concurso Literário 8h Mesa-redonda: Leituras das Gerações, com Heloísa Pinheiro, Fabiana Lima, Brisa Aziz, Marília Barreto e Maria Luiza Varanda. Mediação: Juliana Mello
10h Oficinas: Oficina 1: INSTAntes - fotografia para redes sociais Oficineira: Dayanna Monstans Professores monitores: Carla Pucharelli e Rose Paz Oficina

 2: FACE TO FACE - de cara com o teatro Oficineiro: Ígor Novais Professores monitores: Hans Muller e Larisse Andrade.

Oficina 3: Status: desenhista - traços, cores e formas do mundo do desenho Oficineira: Emanuela Alves professores monitores: Laís Borges e Marcus Cerqueira

Oficina 4: Profissão: YouTuber – noções básicas de audiovisual Oficineiro: Thyago Almeida Professores monitores: Júlia Pinheiro e Pedro Aracatibe.

Oficina 5: Z-gamers – introdução ao universo dos jogos Oficineiro: Samuel Messias Professores monitores: Carlos Gedeon e Karla Braitt.

Oficina 6: Leituras em Rede – o mundo das redes sociais Oficineiro: Diêgo Raniery Professores monitores: Gabriella Monteiro e Anderson Silva.

Oficina 7: Solta o som – a relação do jovem com a música Oficineiro: Victor Brasileiro Professores monitores: Mither Amorim e Ruth Guimarães.

Oficina 8: Eu, escritor – a escrita criativa literária Oficineira: Brisa Aziz Professores monitores: Vanessa Bastos e Cris Marinho.

12h Encerramento

Da Ascom/Curumim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...