quinta-feira, 26 de julho de 2018

COMBATE À CORRUPÇÃO: Moro adverte que processo eleitoral trazem risco aos avanços da Lava Jato

Ele diz que são necessárias ainda mudanças na legislação

Do - Diário do Poder - O juiz federal Sérgio Moro afirmou que existe sempre um risco de retrocesso no cenário eleitoral em relação aos avanços da Operação Lava Jato. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o magistrado defendeu “lideranças honestas” e “reformas de políticas mais gerais para diminuir os incentivos e oportunidades à corrupção”.


“A dúvida é o que vai acontecer daqui para a frente. Vamos retomar aquela tradição de impunidade ou isso representou uma quebra significativa? Nessa perspectiva existe sempre um risco de retrocesso em relação a esses avanços. E há um risco, ainda, que nós não avancemos mais”, afirmou.
O magistrado destacou que para que as ações contra a corrupção tenham efetividade no país, além da punição, são necessárias mudanças na legislação.



“Para avançar mais, precisamos, além de processos efetivos contra a corrupção, de mudanças políticas mais gerais nas leis para diminuir os incentivos e oportunidades para a corrupção. Mas os riscos sempre permanecem. Isso é algo que não vai ser dessa eleição, nem da próxima, sempre vai existir esse risco. Eu espero que não se concretize.”

O magistrado participou nesta quarta-feira (25) do painel “O combate à corrupção” em evento promovido pelo jornal, ao lado do advogado criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira e do promotor do Ministério Público de São Paulo Marcelo Mendroni.



Durante o debate, o juiz responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba, falou sobre o despacho enviado durante as férias para barrar o habeas corpus concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz de plantão do TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região), Rogério Favreto. Após uma sequência de decisões, o presidente do tribunal determinou que Lula permanecesse preso.



“A imprensa vive questionando o juiz porque as férias são muito longas, com alguma razão, aí quando o juiz trabalha nas férias também critica”, disse, em meio a risos da plateia, em teatro na zona oeste da capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...