segunda-feira, 16 de julho de 2018

CERPAT: Um serviço essencial para a saúde da população de Itabuna e Região

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) tem realizado um trabalho de fundamental importância para a prevenção e tratamento dos portadores de HIV/Aids, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis ) e Hepatites Virais. Com uma média de 3.050 atendimentos no mês, sendo destes 1.700 somente para os casos de HIV/Aids e 593 Hepatite C, a coordenadora do Centro, a enfermeira Fabrícia Moura Costa, explica que o atendimento é feito por meio de demanda espontânea e demanda referenciada para pacientes de Itabuna e região.


De outras cidades são 30 municípios pactuados que levam seus pacientes para o Centro, sendo que o atendimento, lembra a coordenadora, é feito por cerca de 15 profissionais, entre eles, médicos (patologistas, infectologistas, clínico geral,  pediatra), farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em laboratório, psicólogos e assistentes sociais, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas, sem fechar para o almoço.

Um programa de fundamental importância que é realizado no CERPAT, de acordo com Fabrícia Costa é o PEPI (Programa de Profilaxia Pós-Exposição). Ele é voltado exclusivamente para pessoas que sofreram violência sexual ou contaminação biológica seja de modo acidental ou não. “Também massificamos nossas campanhas de promoção e prevenção através das Rondas Noturnas que realizamos semanalmente nos pontos de vulnerabilidade”, completa.

Julho Amarelo
Neste mês também está sendo realizada a Campanha “Julho Amarelo” com várias ações voltadas para a prevenção e tratamento das Hepatites Virais. A campanha “Partiu Teste” é uma das ações de destaque. Já no dia 23 (segunda-feira), será promovida uma palestra às 08 horas sobre “manejo de utensílios” no auditório da Secretaria de Saúde e que será voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Básica.

“No próximo dia 25 teremos uma ação que será realizada através de parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A ideia é oferecer das 08 às 12h vários serviços para os caminhoneiros, como por exemplo, testes rápidos, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia”, informa Fabrícia Costa. Por fim, no dia 30 haverá uma palestra no auditório da FTC e que será voltada para os profissionais dos salões de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...