sexta-feira, 13 de julho de 2018

Caps AD faz palestra sobre prevenção de drogas em Itabuna




O uso de drogas cada vez mais frequente, principalmente entre os jovens, tem se constituído num dos maiores desafios da sociedade atual. Por esse motivo, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Itabuna tem promovido palestras para falar sobre a importância da prevenção e combate às drogas. Uma das palestras foi realizada na tarde da última quinta-feira (12), no 15º. Batalhão da Policia Militar (BPM), no bairro Jaçanã.

O coordenador do CAPS, José Messias dos Santos, disse que é importante a que a Segurança Pública da Bahia (SSP-Ba) reconheça e tenha em mente o trato com os usuários de algum tipo de droga. Para Messias, o usuário de drogas é considerado um doente e, como tal, precisa de atenção diferenciada e tratamento. “Temos o CAPS AD que pode ser visto hoje como uma referência no atendimento, tratamento e acompanhamento no município”.


Para este segundo semestre de 2018, o coordenador disse que a equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros e mais umas equipe técnica, vai intensificar, ainda mais, o trabalho de prevenção quanto ao uso de drogas.

Uma das formas mais importantes da prevenção destacada por ele é a informação que deve ser repassada principalmente com instituições parceiras, como o 15º. Batalhão da Policia Militar, que tem uma atuação importante no trabalho de repreensão. Para o coordenador do CAPS AD, as escolas de Itabuna e da região também precisam trabalhar ainda mais na prevenção, destacando para os estudantes os problemas e efeitos que a droga produz no usuário e por extensão na família e na sociedade como um todo.

“O consumo de drogas, mais do que um problema legal ou social, virou uma questão de saúde pública e que por isso mesmo os municípios devem adotar medidas preventivas com a participação de diversos segmentos como as instituições públicas e particulares, religiosas e de ensino, ONG'S e demais setores da sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...