quarta-feira, 4 de julho de 2018

Bahia pode ganhar 100 novos municípios


Localizado no município de Correntina, Rosário espera que a emancipação amplie o desenvolvimento econômico da região (Foto: Divulgação)
Localizado no município de Correntina, Rosário espera que a emancipação amplie o desenvolvimento econômico da região (Foto: Divulgação)

Do - Jornaldamidia.com - O Projeto de Lei Complementar (PLC) 137/2015 está reaquecendo os sonhos emancipacionistas de distritos baianos. Estima-se que 100 novos municípios poderão ser criados na Bahia, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional. Entre eles estão Rosário e Roda Velha, que estão situados no extremo Oeste da Bahia e comandam produção agrícola na região, mas estão distantes das cidades-sede e, por isso, sofrem com a sensação de abandono e a falta de investimentos.
De acordo com a Agência Câmara, outros distritos baianos também podem virar cidade com a aprovação da lei. Entre eles estão Vila de Abrantes, que tem cerca de 48 mil habitantes e sua cidade-sede é Camaçari; Laje dos Negros, que é abrigado por Campo Formoso e que tem mais de 10 mil habitantes; Humildes, que tem cerca de 13 mil habitantes e fica em Feira de Santana; Stela Dubois, localizado em Jaguaquara, com 9.800 habitantes; Açu da Torre, com sede em Mata de São João, tem 12.207 habitantes; Posto da Mata, localizado em Nova Viçosa, tem cerca de 22 mil habitantes; Arraial D’Ajuda, que fica em Porto Seguro e tem 17 mil habitantes; e Taboquinhas, localizado em Itacaré e tem 27 mil habitantes, entre outros. A estimativa é que 100 distritos devem reivindicar o posto de municípios na Bahia.

Localizado às margens da BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, o Distrito de Rosário – que fica a 200 km de Correntina, sua cidade-sede – possui população aproximada de 6 mil habitantes na área urbana e cerca de 8 mil na zona rural, de acordo com dados do último censo.
Seria apenas mais um povoado, com pequena representatividade na cidade, se Rosário não fosse uma uma região produtiva, completamente tomada pelas grandes lavouras de soja, milho e algodão, que tem chamado a atenção do cenário nacional graças ao crescimento da produção e de altos investimentos no setor do agronegócio.
Roda Velha fica a 110 km da sua cidade-sede que é São Desidério, também no Oeste do estado. Como Rosário, o distrito é altamente produtivo e contribui com a riqueza do oeste produtor de grãos.
O projeto PLC 137/2015 altera os critérios para criação de novos municípios, originados de distritos que possuem autonomia financeira, mas recebem poucos investimentos da administração pública municipal especialmente em razão da distância das cidades sedes. Se a lei for alterada cerca de 400 novos municípios devem criados no Brasil, de acordo com levantamento feito Governo Federal.
Plebiscito
De acordo com o relator do projeto, Carlos Gaguim (Pode-TO), a emancipação pode melhorar o serviço público dos distritos, facilitar logística e impulsionar economia. Ele também destaca que não haverá oneração do Governo Federal. “Itens como estudo de viabilidade econômica e consulta popular não vão permitir que a cidades sem condições de se manter sejam criadas”, explicou.
A discussão segue acirrada sobre a solução para um dos principais desafios no processo atual de criação de novos municípios: o plebiscito. Atualmente, o povoado interessado na emancipação precisa ter a maioria dos votos totais na votação em que toda a população do município participa.
“A questão é que o grupo interessado na emancipação, na maioria das vezes, é minoria quando se considera o total da população do município. Os moradores de Rosário, por exemplo, representam 18% da população de Correntina”, destacou o advogado Lutero Fonseca. O grupo emancipacionista quer que o somente a região interessada vote.

As propriedades rurais em Rosário são de grande porte e 100% mecanizadas (Foto: Alan Santos/PR)
As propriedades rurais em Rosário são de grande porte e 100% mecanizadas (Foto: Alan Santos/PR)
Situação de Rosário
Apontado por um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UNB) como uma das regiões brasileiras que devem se transformar em cidade, graças ao avanço da fronteira agrícola no interior do Brasil, Rosário almeja a municipalização para ampliar o desenvolvimento econômico que se consolida na região e atrair novos investidores. Nos últimos 30 anos, a área plantada de soja no distrito cresceu mais de 10 vezes, chegando a 371 mil hectares de acordo com a Associação dos Produtores de Soja no Brasil (Aprosoja).
Graças a esse crescimento da produção em Rosário, o agronegócio se tornou responsável por 51,29% do PIB do Correntina, segundo os dados mais recentes do IBGE (2015). Em 2010, a produção agrícola responsável por apenas 37% da economia da cidade. O crescimento refletiu diretamente no PIB per capita, que chegou a R$ 39.034 mil e fez com que Correntina saltasse da 20ª para a 11ª posição.
Como todo o cenário brasileiro de produção extensiva de soja, as propriedades rurais em Rosário são de grande porte e 100% mecanizadas, exigindo, assim, mão de obra especializada e equipamentos modernos. Por esse motivo, Rosário já abriga dez concessionárias agrícolas, que fornecem para fazendas do distrito e de municípios próximos, tratores, colheitadeiras e outros equipamentos necessários para a produção. Também já chegaram ao distrito várias empresas de insumos e defensivos agrícolas.
Apesar do avanço do distrito, a distância do município sede, de 200 quilômetros, atrapalha o seu desenvolvimento. “Questões simples como registro em cartório e abertura de empresa se tornam completamente demoradas e dispendiosas, pois é preciso ir até Correntina. Para não falar em escolas, hospitais e estruturas básicas que ainda não existem em Rosário”, exemplifica o corretor de imóveis Nelson Stimer, nascido em Cascavel no Paraná, que reside em Posse e tem negócios em Rosário há mais de 30 anos.
Stimer, como a maior parte dos fazendeiros da região optaram por residir na cidade goiana de Posse – que fica há apenas 20 km do distrito baiano. Segundo ele, muitas famílias que investem no agronegócio da região optaram por residir em Posse pela falta de estrutura urbana que o distrito ainda tem. “Estamos avançando a passos largos – se nos remetermos a 30 anos – mas se o status fosse de município, com um gestor focado no desenvolvimento específico de Rosário teríamos uma cidade com um bom padrão para se viver”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...