quarta-feira, 6 de junho de 2018

Prefeitura atende pedido da população e instala ponto de coleta de óleo usado


Para atender a um pedido da comunidade, o prefeito Fernando Gomes solicitou da empresa paulista Reóba, que trabalha com coleta e reciclagem de óleo de soja vegetal, a extensão do projeto “Olho no óleo”, para recolher óleo de cozinha usado pelas donas de casa em Itabuna. A empresa já recolhe esse tipo de óleo das empresas em Itabuna e região desde o ano passado.

Um dos primeiros ecos pontos será instalado no Itão Hipermercado do Centro Comercial, por meio de parceria que o município já firmou com a empresa. O projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores e será sancionado pelo prefeito, tão logo chegue às suas mãos.  

Para o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, a atitude do prefeito demonstra preocupação com a qualidade de vida da comunidade e também com o meio em que vivemos. “Uma iniciativa importante não apenas pela questão social em função da geração de emprego e renda, mas também para o ecossistema porque vai minimizar o impacto negativo que o óleo provoca no meio ambiente, principalmente nos lençóis freáticos”, justificou o secretário.

 O diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade, Erlon Botelho, reforça a importância do projeto, pioneiro na Bahia, porque conforme destaca, o óleo, além de agredir o eco sistema, traz grande transtorno nos lares com a obstrução da rede de esgoto e, por extensão as estações de tratamento. “Apenas uma gota de óleo é capaz de poluir mais de cinco litros de água, exemplo que mostra a dimensão da poluição que o óleo de cozinha é capaz de provocar no meio ambiente”.

O diretor explica que o óleo coletado pela empresa é destinado às empreiteiras de construção civil para fabricação de desmoldante (uma solução que conserva o estado do material usado para moldar o concreto e madeira) e também para a fabricação de tintas. 


Foto: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...