segunda-feira, 11 de junho de 2018

Confirmada abertura da Feira do Mel nesta segunda em Itabuna


Está confirmada para esta segunda-feira (11), a partir das 17 horas, na Praça Olinto Leone, no centro de Itabuna, a abertura da Feira do Mel, com a presença da presidente do Conselho Nacional de Agronegócios das Abelhas (CNAA), Vandira Pereira da Mata, do prefeito Fernando Gomes, secretários e diretores municipais, além de representantes da Ceplac, a promotora do evento.

A feira do Mel vai mostrar, durante seis dias, os mais variados tipos de produtos ligados ao mel, a exemplo de pólen, o próprio mel puro e seus derivados e ainda receitas, cerveja e cachaça todas feitas com mel, frutas frescas e secas com mel cristalizado, geleia real e o destaque para as abelhas de várias espécies, desde a rainha às operarias.


Entusiasmado com a perspectiva de sucesso da feira, o diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna, Erlon Botelho, adianta que durante os dias do evento, haverá degustação da cerveja artesanal feita à base de mel e também de outros derivados do produto. “Acredito que toda a cadeia produtora do mel estará presente em função da importância deste produto para a economia estadual e, principalmente, para Itabuna e região”.

 O diretor lembra que foi por intermédio do projeto “Abelha Rainha”, da Ceplac, coordenado pelo professor Edney de Oliveira Magalhães, que a Bahia se tornou a maior produtora de mel do Brasil, inclusive com reconhecimento internacional.  “A feira vai oportunizar ao público conhecer mais de perto as abelhas, a necessidade de sua preservação, a produção e ainda poder fazer compras com preços justos”.

 Tendo como lema “Sem abelha...sem vida!”,  os organizadores da Ceplac  destacam a importância das abelhas, que são consideradas como crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. “Na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos indispensáveis para a agricultura brasileira”.

A Feira do Mel conta com a parceria da Prefeitura de Itabuna, Instituto Chocolate, Associação dos Meliponiacultores e Conselho Nacional de Agronegócios das Abelhas e terá a participação de diversos apicultores que estarão expondo o que há de melhor no que se refere ao mel. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...