quarta-feira, 13 de junho de 2018

Apenas quatro cidades brasileiras atingem nota máxima de acesso a saneamento básico

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Do - Diário do Poder - Um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) aponta uma realidade alarmante no Brasil: apenas quatro cidades atingem a nota máxima de acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos.
A pesquisa tem como base os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades. O ranking é divido em quatro categorias: rumo à universalização (80 cidades), compromisso com a universalização (201 cidades), empenho para a universalização (1342 cidades) e primeiros passos (271 cidades).
Das 1.984 cidades avalidas pela pesquisa, 1.613 delas — o que corresponde a 85% do total — ainda estão longe de oferecer saneamento básico para a toda população. Apenas 15% — ou seja, 80 cidades — atingem a pontuação que as classificam na categoria mais alta.

As únicas cidades que atingiram a pontuação máxima por alcançarem 100% da população com os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo.
A capital melhor avaliada foi Curitiba. A capital paranaense atingiu pontuação suficiente para entrar na categoria “rumo à universalização”. Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre aparecem em seguida. Na pior categoria, “primeiros passos para a universalização”, está Porto Velho, em Rondônia. A capital do país aparece na terceira categoria, “empenho para a universalização”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...