quinta-feira, 3 de maio de 2018

Senador Álvaro Dias na Ceplac

Cacau é tema de encontro de lideranças
do sul da Bahia com senador Álvaro Dias

A revitalização da economia cacaueira, a preservação do modelo institucional da Ceplac e a busca de alternativas para as questões econômico-financeiras enfrentadas pelos agricultores do sul da Bahia são os principais pontos a serem discutidos num encontro que lideranças da região terão com o senador Álvaro Dias. A reunião está prevista para as 14 horas da próxima sexta-feira, dia 04, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, situado na Rodovia Ilhéus/Itabuna.

Há quase três décadas o cacau – principal produto agrícola do sul da Bahia – enfrenta uma série de dificuldades socioeconômicas, que envolvem o enriquecimento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o mais importante organismo federal em atuação na região, e a questão do endividamento dos cacauicultores. Órgão do Ministério da Agricultura voltado para o desenvolvimento rural sustentável, o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do cacau, a Ceplac atua em seis Estados brasileiros.

Cacau, Turismo, Agronegócio e prestação de serviços são o forte da economia sulbaiana. A região com cerca de três milhões de habitantes em quarenta e sete municípios, reivindica do Governo Federal a revitalização da economia cacaueira e a preservação do modelo institucional Ceplac, de pesquisa e assistência técnica à cacauicultura brasileira.

Além do fortalecimento da Ceplac, os agricultores do sul da Bahia propõem o estímulo, o fomento e a difusão do Cooperativismo e o Associativismo Rural. Defendem, também, a análise conjuntural da situação da cacauicultura brasileira, com destaque para o grau de endividamento da classe e a busca de novos investimentos financeiros, com vistas à revitalização da economia baiana.
  

· Evento: Encontro de Lideranças Regionais com o senador Álvaro Dias
 · Data: Dia 04 de Maio de 2018 (sexta-feira)
· Local: Auditório Hélio Reis, do CEPEC-Centro de Pesquisas do Cacau. Sede Regional da CEPLAC-Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
· Horário: Das 14 às 16 horas
· Objetivo: Ouvir empresários e agricultores. Receber um documento subscrito pelas lideranças regionais, contendo algumas reivindicações socioeconômicas da população dos municípios sulbaianos, em especial, as relacionadas à economia cacaueira.
· Organizadores:
· Sindicato dos Produtores Rurais de Uruçuca, ACEI-Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sindicato dos Produtores Rurais de Buerarema, CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus.

Por Danilo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...