quinta-feira, 10 de maio de 2018

Prefeitura quer preservar casarões e imóveis históricos de Ubaitaba.

Por meio de um projeto no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), desde o ano passado, a Prefeitura de Ubaitaba busca recursos financeiros para o tombamento e preservação de imóveis públicos e casarões de valor arquitetônico, histórico, artístico e cultural. A informação foi transmitida pelo secretário de Saúde, José Carlos Lona de Almeida, ao público Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul (FAEG-Sul), no salão do Rotary Club.   

O secretário representou a prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, que por problema de agenda não pode recepcionar os participantes como estava previsto. De acordo com José Carlos, a atual gestão municipal tem feito investimentos para elevar a autoestima dos cidadãos por meio de projetos culturais, tendo destacado a realização do São João ano passado, cujos índices de participação popular e de visitantes e turistas reforçaram a tradição do município com a festa.

Além de fomentar a cultura, a administração tem buscado recursos para estimular a prática esportiva, tendo sido destacado pelo secretário de Cultura e Turismo, Lucianno Coelho, a reforma do ginásio de esportes com recursos de emenda parlamentar e do Governo do Estado, que está construindo um Centro de Treinamento de Canoagem para incentivar o surgimento de novos talentos. “É preciso que se tenha claro que cultura e esportes são essenciais à educação de crianças e adolescentes”, disse.

Pela manhã houve apresentação do cantor e compositor ubaitabense MC Pierre; do grupo de Capoeira Porto da Barra e dos alunos de dança do professor Ualas Santos, além de mini palestras de Vitor Aziz, sobre o que é Faeg-Sul; da advogada Bruna Setenta, que abordou Sistema de Cultura; da atriz e diretora Eva Lima que interpretou “Testemunho”, de José Delmo; fala da atriz e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, Janete Lainha; e exibição do curta “O Estranho Sr. Jones”, do cineasta Jota Melo, atualmente residente em Ubaitaba. A parte da tarde será dedicada a oficinas.(Ascom)
________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...