quinta-feira, 24 de maio de 2018

Hospital Costa do Cacau avança para integrar Rede de Transplante

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, cumpriu mais uma etapa importante para que possa atuar como integrante da Rede Estadual de Transplante de Órgãos. Uma equipe da Central de Transplante realizou uma visita técnica ao hospital e considerou cumpridas as exigências de instalações e recursos humanos para que a unidade de saúde integre a rede.
Estou satisfeita com a estrutura que encontrei. Faremos a análise técnica para o credenciamento, mas, sem dúvidas, o hospital atende aos requisitos exigidos para ser tornar uma unidade captadora”, avaliou a coordenadora do Sistema de Transplantes do Estado, Rita de Cássia Pedrosa. Ela explicou que a visita técnica é pré-requisito para a implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), última etapa para o hospital se integrar ao sistema.
Antecipando o processo de integração ao sistema, o HRCC já adotou o procedimento de notificação à Central de Transplantes, nos casos de diagnósticos de possíveis doadores de órgãos, após comprovação da morte encefálica. “A unidade já nasce com a cultura da doação, o que evidencia maior apoio institucional, principalmente para a capacitação de seus colaboradores”, ressaltou a coordenadora do Sistema de Transplante.

Todos os setores do hospital, relacionados diretamente ao processo de captação foram inspecionados pela equipe técnica, que percorreu as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), centro cirúrgico e salas de emergência. O passo seguinte é a realização do curso de capacitação dos integrantes da CIHDOTT e, em seguida, o credenciamento e a integração do HRCC à rede.
A coordenadora da CIHDOTT do HRCC, Silvana Batista, explicou que os integrantes da comissão já estão sendo ambientados para “assumir a missão da responsabilidade pelo processo de captação de órgãos”, acolhendo as famílias dos potenciais doadores, prestando-lhes apoio psicológico e esclarecendo sobre o processo de doação.
Por Ascom/HRCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...