quarta-feira, 23 de maio de 2018

CAPs buscam parcerias para melhorar o atendimento na saúde mental em Itabuna


Com a proposta de elaborar um plano de estratégia para o programa de saúde mental 2018/2020, em Itabuna, os Centros de Atenção Psicossocial – CAPs, da Secretaria Municipal de Saúde buscam parcerias com importantes instituições, a exemplo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBa), visando a união de esforços e, consequentemente, a melhoria do atendimento aos pacientes com transtornos mentais, assistidos por aquelas unidades.

Esta semana, por exemplo, coordenadores dos três CAPs e da Diretoria de Média e Alta Complexidade (MAC) se reuniram com representantes da UFSBa, quando foram discutidos temas relacionados ao assunto. O encontro serviu também para traçar metas de ações e para articulação sistêmica dos órgãos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).   

  
O coordenador do CAPS AD (Álcool e Drogas), José Messias dos Santos, destacou que entre as propostas dos centros, estão um atendimento de qualidade à população que necessita de atenção psicossocial, além do acompanhamento clínico e, principalmente, a reinserção social desses usuários, por meio de atividades que incluem lazer, exercício dos direitos civis e ainda o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Messias lembra que todas as ações desenvolvidas pelos CAPs, estão  diretamente ligadas ao departamento da MAC.  Segundo ele, a busca de parceria para a execução de um trabalho dinâmico e de qualidade como a proposta apresentada aos representantes da UFSBa, foi abraçada pelo secretário municipal de Saúde, Deivis Guimarães e pela diretora da MAC, Sandra Regina Magalhães. “Isso nos dá segurança para continuar a prestar atendimento de saúde mental gratuito e de qualidade em nosso município”, disse. 

Participaram do encontro com o professor e coordenador do Núcleo de Planejamento Acadêmico da UFSBa, Dr. Antônio Cardos, os coordenadores Paulo Cardoso Júnior, do Setor de Saúde Mental, e dos Centros de Atenção Psicossocial, Adulto e Infantil e CAPs II, além de acadêmicos da própria universidade. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...