segunda-feira, 30 de abril de 2018

Prazo para entrega do IR se encerra hoje

 Do - crc-se.jusbrasil.com.br -    Hoje é o último dia para a entrega da declaração de imposto de renda. O prazo da Receita se encerra precisamente às 23 horas e 59 minutos. Especialistas consultados por VEJA.com dizem, no entanto, que ainda dá tempo e ensinam como preencher o formulário com tranquilidade para não cometer erros. O mais importante agora é não deixar para as últimas horas do dia. “Quase todos os anos temos congestionamento do sistema da Receita Federal ”, diz o contabilista Shizuo Kuzuyabu, que há 20 anos trabalha com imposto de renda na KLG Consultoria. O ideal é evitar a entrega da declaração após as 18 horas, quando geralmente o volume de envios é maior.
O supervisor nacional de imposto de renda, Joaquim Adir, afirma que a Receita Federal está bem preparada para evitar quedas e outros problemas com o sistema. E ressalta que há profissionais de prontidão para resolver as eventuais falhas técnicas. “Dependendo da quantidade de declarações simultaneamente enviadas, deve ocorrer lentidão para completar o processo”, diz Eliana Lopes, coordenadora de imposto de renda da empresa de contabilidade H&R Block.
“Se o envio for interrompido e a pessoa não conseguir completar a transmissão dos dados na primeira tentativa, não é preciso desespero. Basta tentar novamente”, completa Eliana. A especialista ainda explica que é impossível enviar a mesma declaração duas vezes. Uma vez transmitida, fica registrado nos computadores da receita e no computador do contribuinte .

Documentos - Para fazer a declaração é imprescindível ter em mãos os informes de rendimentos das fontes pagadoras e das instituições bancárias em que o contribuinte for cliente. Para aqueles que prestaram contas o ano passado, é preciso ter também o número de protocolo de entrega da declaração de 2011.
Os documentos de compra e venda de bens, comprovantes de gastos escolares, médicos e com previdência privada também devem estar à mão. Para os profissionais liberais, o livro-caixa é outro documento fundamental para fazer a declaração.
Malha fina - A cada ano a Receita Federal vem aprimorando seus sistemas de dados, o que consequentemente está levando mais contribuintes para a malha fina. Hoje, além das declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, a Receita dispõe de sistemas de prestação de contas obrigatórios. Como todos os dados são passíveis de serem cruzados, aumentam as formas de controle e diminuem as possibilidades de se burlar o leão.
Por exemplo, um contribuinte corre sério risco de cair na malha fina se declarar movimentação bancária e investimentos diferentes dos dados apresentados pelo seu próprio banco à Receita. Por isso, o correto preenchimento dos dados oferecidos por fontes pagadoras e demonstrativos financeiros é muito importante para prevenir desagradáveis surpresas. A declaração incorreta ou mesmo feita propositalmente com má fé, numa tentativa de enganar o Leão, quando cai na malha fina, é passível de retificação e até multas.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputado quer CPI para apurar fraude dos respiradores fantasmas

Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) (Foto: Agência Câmara) Objetivo é apurar possível fraude nos recursos destinados à compra de respiradores Do -...