terça-feira, 3 de abril de 2018

Itacaré: Prefeitura intensifica atendimento do Cadastro Único para isenção no Enem

  Além de todos os benefícios sociais, as pessoas que possuem o registro no Cadastro Único poderão ter agora a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Foi pensando em beneficiar cada vez mais pessoas, que a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com a Secretaria de Educação, está convocando os estudantes que se enquadram no programa para que façam o registro do Cadastro Único. O atendimento está sendo feito diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social, na antiga Igreja Bola de Neve, das 8 ás 17 horas.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Patrícia Leal, as pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal interessadas em realizar o Enem 2018 podem pedir isenção da taxa de inscrição até o dia 11 de abril, antes do prazo de inscrição para as provas. Conforme o Edital do exame, lançado em 21 de março de 2018, a data para requerer a isenção é separada do período de inscrição para as provas. Assim, o estudante deve acessar o sistema de Solicitação de Isenção do Enem até 11 de abril para informar seus dados.
Podem solicitar isenção da taxa de inscrição qualquer cidadão que atender a um dos seguintes requisitos: Estar cursando em 2018 a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; Ter concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017; Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio e estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família de baixa renda, com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Não é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Só é necessário se cadastrar se a pessoa não se enquadrar em nenhum dos requisitos e pertencer a família com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar total de até três salários mínimos. Nesse caso, a pessoa deve fornecer o Número de Identificação Social (NIS) no sistema de isenção do Enem. A aprovação da solicitação de isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem 2018. Após obter a isenção, é necessário ainda acessar o sistema de inscrição, na página http://enem.inep.gov.br/participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...