segunda-feira, 23 de abril de 2018

HOSPITAL DE BASE NECESSITA URGENTEMENTE DE DOADORES DE SANGUE


O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, necessita urgentemente de doadores de sangue. Uma das principais unidades hospitalares do Sul da Bahia em urgência / emergência, o hospital atende a população de Itabuna e ainda outros 169 municípios da região. Segundo Karla Macedo, diretora da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do hospital, há uma necessidade específica de transfusões diárias que giram em torno de 15 bolsas por dia. Mensalmente, os números giram em torno de 300 a 350 transfusões por dia, só que a quantidade de bolsas existentes no Banco de Sangue de Itabuna nem sempre é a adequada para atender a demanda. 

A enfermeira hemoterapeuta Michele Menezes, que atua no Banco de Sangue de Itabuna, exlica que, assim como é possível direcionar uma doação de sangue para um determinado paciente, também é possível que a doação seja para uma instituição específica. Basta que, no ato de inscrição, o doador indique o Hospital de Base como destinatário da doação, ou qualquer outra instituição que seja do seu interesse. 


“Somente o Hospital de Base precisa de mais ou menos 15 a 20 bolsas por dia e o Banco de Sangue atende não só Itabuna, mas instituições hospitalares e centros de saúde de outros 115 municípios. Ocorre que, diariamente, a gente precisa de uma quantidade entre 70 e 80 doadores por dia. A gente não está tendo nem 20. Por mês, estamos falando em 1200 coletas, e infelizmente o que estamos tendo não chega nem perto disso”, explicou Menezes. 

Sensibilizados com a situação crítica, agentes que integram o Programa Municipal de Combate às Endemias abraçaram a causa e procederam doações de sangue na última quarta-feira (18). Para proceder uma doação específica para o Hospital de Base, o interessado deverá dirigir-se ao Banco de Sangue de Itabuna, localizado na Rua Antônio Muniz, 200 – Bairro Pontalzinho. Para doar, o doador deve apresentar condições de boa saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, tem que ter 50 quilos ou mais, tem que ter feito uma boa alimentação no dia da doação e precisa portar um documento oficial com foto (identidade, habilitação, carteira de trabalho, etc.). O telefone para maiores informações é o (73) 3214 9126. O Banco de Sangue de Itabuna atende diariamente de segunda à sexta, das 7h às 17h. Não fecha para almoço. Aos sábados, as doações podem ser feitas das 7h às 12h.

Fotos: Erick Thadeu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...