quinta-feira, 12 de abril de 2018

ENCONTRO COM CUIDADORES DE IDOSOS É REALIZADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE

  
O Centro de Referência em Saúde do Idoso (PROSI) e o Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, na última quinta-feira (5), o primeiro de uma série de encontros cujo objetivo é o de compartilhar experiências, informações e dificuldades enfrentadas pelos cuidadores de idosos acometidos pelo Mal de Alzheimer ou Doença de Parkinson. O evento marcou a passagem do Dia Mundial da Doença de Parkinson, em 11 de abril.

A coordenadora do PROSI, Larissa Morgana dos Santos, explicou que o encontro não se restringiu somente aos profissionais da área. “A gente precisa entender que ‘cuidador’ é toda pessoa que tem um amigo, um parente, um familiar, um conhecido idoso perto de si. Neste âmbito, até o próprio idoso deve ser considerado cuidador de si.  Por esse motivo, tivemos um encontro que reuniu todo mundo, porque a gente não pode fazer um trabalho de conscientização e de reflexão e não oportunizar a exploração das informações em todas as suas perspectivas”, disse a coordenadora.

Alzheimer e Parkinson – sintomas e cuidados


Larissa Morgana explica que o Mal de Alzheimer acomete geralmente idosos acima dos 65 anos e as causas não são totalmente esclarecidas. Os estudos mais avançados citam propensão genética associada a exposição a fatores ambientais. Incidência de aspectos como sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes e depressão podem favorecer o seu surgimento. Os sintomas mais característicos do Alzheimer são alterações e perda de memória, alterações na capacidade intelectual, dificuldades no raciocínio lógico, na linguagem, na escrita, na organização do pensamento, na interpretação de estímulos visuais, no planejamento e realização de tarefas complexas, alterações de comportamento como perda da inibição, agitação e ocorrência de alucinações.

Já a Doença de Parkinson é uma síndrome que compromete o controle muscular. Ela é caracterizada por vários sintomas, entre os quais o tremor e a rigidez. A lentidão geral dos movimentos e das atividades diárias, a ausência de expressão facial, menor frequência no piscar dos olhos, fala monótona, marcha de passos curtos e com pés arrastados, diminuição do balanço dos braços e congelamento da postura complementam o quadro daqueles que podem estar enfrentando a síndrome.

Para ambos os casos, os cuidados são os mais diversos e devem sempre respeitar os limites e as potencialidades de cada indivíduo. Ao trocar de roupa, o processo não deve ser feito com pressa; as refeições devem ser feitas com pratos e talheres adaptados; banheiros utilizados por idosos devem estar adaptados com barras de sustentação e corrimões; as conversas devem ser sempre feitas com paciência, é bom que o idoso faça sempre leituras em voz alta, cantar também ajuda bastante, respirações profundas antes de começar a falar, escrever de maneira devagar e firme, usar caneta com cabo largo e emborrachado, pois ajudam na firmeza e facilitam o movimento.

Atendimento

Para receber atendimento no PROSI ou no HIPERDIA, os pacientes ou responsáveis devem buscar o posto de saúde mais próximo de suas residências, portando identidade, Cartão do SUS atualizado e comprovante de residência. O médico da unidade avaliará a necessidade do encaminhamento, geralmente suscitado por quadros de Diabetes, Osteoporose, Parkinson, Alzheimer, Hipertensão Arterial e Depressão.

Com o encaminhamento em mãos, o paciente será direcionado ao Centro de Referência, localizado na Rua Izolina Guimarães, S/Nº - Bairro Zildolândia. Maiores informações podem ser obtidas pelo número de telefone (73) 3612 2700. PROSI / HIPERDIA funcionam diariamente de segunda à sexta, das 7h às 16h30min. Não fecha para almoço.  

O Encontro com Familiares e Cuidadores de Pacientes com Alzheimer e Parkinson terá um novo momento no dia 9 de maio de 2018 (quarta-feira), na própria unidade, às 13h30min. Os primeiros resultados foram avaliados muito positivamente pela equipe multiprofissional.
12.04.2018. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...