segunda-feira, 9 de abril de 2018

Deputados trocam de partido; DEM e PR cresceram na Bahia

Do -www.interiordabahia.com.br - A janela eleitoral permitiu a troca de partido por parte de vários deputados estaduais na Bahia. O caso mais curioso é o do agora MDB, que perdeu todos os seus deputados, tudo em função do desgaste da legenda em função da mala de R$ 51 milhões no apartamento do ex-ministro Geddel Vieira Lima, controlador do partido no Estado.
O maior beneficiado com a fuga em massa dos deputados emedebistas foi o Democratas, que recebeu Luciano Simões Filho, Leur Lomanto  Jr. e Pedro Tavares. Agora a bancada do partido do prefeito ACM é a segunda maior na Assembleia Legislativa, com dez deputados, menor apenas do que a do PT, que tem doze. Veja mais a seguir

PSDB ganha dois
Também oriundo do MDB, David Rios anunciou sua filiação ao PSDB na noite da última sexta-feira (6). De acordo com fontes próximas ao deputado, David teria a vontade de permanecer na base do prefeito ACM Neto (DEM).
A filiação foi feita ao lado de lideranças do PSDB, como do presidente da direção estadual o deputado federal João Gualberto e o estadual Adolfo Viana.
Outro que entrou no PSDB foi o deputado estadual Marcell Moraes, oriundo do Partido Verde (PV). Moraes justificou que os tucanos também “defendem a defesa da vida animal”.
PPS perde dois
Vindo do PPS, o DEM recebeu também o deputado estadual Targino Machado, que alegou dificuldade de compor com as chapas de candidatos a deputado estadual, um caminho que lhe permitisse ser candidato sem criar traumas para as legendas da aliança. Outro que deixou a legenda foi Soldado Prisco, que se transferiu para o PSC.
PR também ganha quatro
Atualmente sem representação na Assembleia Legislativa da Bahia, o PR ganhou quatro deputados estaduais na janela partidária: Reinaldo Braga (que já passou pela legenda), Paulo Câmera, Vitor Bonfim e Marquinho Viana.
Aliado do governador Rui Costa (PT), o Partido da República chegou a negociar uma possível troca de lado para o grupo político do prefeito ACM Neto (DEM). No entanto, em cima da hora, a legenda permaneceu ao lado do petista, o que fez o democrata enterrar definitivamente os planos de disputar o governo do Estado.
Caso apoiasse uma candidatura de Neto, o PR seria contemplado com secretarias na prefeitura e teria entre seus novos filiados os deputados egressos do MDB.
Samuel Junior troca o PSC pelo PDT
O deputado estadual Samuel Junior confirmou nesta sexta-feira (6) sua saída da base do prefeito ACM Neto, com quem já havia declarado não ter muita proximidade e filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Após 8 anos no PSC, o parlamentar justificou a ida para o grupo liderado pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior, “por enxergar uma melhor viabilidade política para sua reeleição e também para a eleição do amigo e pastor Alex Santana à uma vaga na Câmara Federal”.
PSC perde um e ganha e ganha três
Apesar de perder o deputado Samuel Junior, o PSC teve um saldo positivo. Nos últimos dias o partido recebeu as filiações dos deputados Soldado Prisco, que veio do PPS, Hildécio Meireles, que veio do MDB, e Sildevan Nóbrega, que veio do PRB.
Uldurico Junior deixa PV e assume o PPL
O deputado federal Uldurico Junior ingressou na sexta-feira (6) no Partido Pátria Livre (PPL). O parlamentar será o presidente estadual da sigla, mesmo cargo que ocupava no PV, seu antigo partido. Uldurico disse que busca ‘novos horizontes em sua vida política’ com a mudança.
No plano federal também o deputado Claudio Cajado trocou o Democratas pelo PP, sob a alegação de ser amigo do presidente nacional da nova casa, senador Ciro Nogueira (PP-PI). Outro que mudou foi Arthur Maia, que trocou o MDB pelo DEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Calote do governo

  Governo tenta estender calote de 33 anos à usinas de álcool  Centenas de usinas produtoras de açúcar, álcool, empregos e divisas acabaram ...