sexta-feira, 6 de abril de 2018

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ESTREIAM PEÇA “NÓ NA CABEÇA”

 A Secretaria Municipal de Saúde estreia nos próximos dias o primeiro espetáculo montado e produzido pelo Núcleo de Artes e Educação em Saúde, que integra o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o Programa de Saúde da Família (PSF), do Departamento de Atenção Básica.

O núcleo, criado em agosto de 2017, foi idealizado pelo agente comunitário, gestor cultural e produtor Egnaldo França, e conta com a participação de 17 profissionais, todos também agentes comunitários. Egnaldo explica que a ideia de organizar o núcleo veio de uma inquietação ainda em 2014, quando ele e um grupo de agentes participaram da Mostra Nacional de Atenção Básica, em Brasília. “O grupo foi formado com o intuito de ajudar as pessoas pelas experiências, as dificuldades no trabalho, os problemas e aflições. Observamos que essa experiência do teatro passou a ajudar, sobretudo, os próprios integrantes do grupo”, disse Egnaldo.

Para a coordenadora do PACS / PSF, Caroline Brandão,  “A ideia do Egnaldo propõe unir teatro, conscientização e um jeito diferente de prestar informações importantes para a população sobre Saúde e sobre a importância do trabalho dos agentes comunitários. Hoje, não se pode falar em Saúde e não falar em Educação, e vice-versa”, destacou.


Entre os dias 15 e 20 abril (data específica ainda a ser confirmada), o grupo estará estreando a sua primeira montagem teatral, a peça “Nó na Cabeça”, que irá retratar a realidade de pessoas que precisam enfrentar e superar as questões gerais sobre Saúde Mental. A peça irá percorrer escolas, postos de saúde, praças e eventos gerais de Saúde, Cultura e Educação. Um dos primeiros espaços já confirmados de apresentação será o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Itabuna. Os ensaios já estão em ritmo acelerado e todos os atores estão ansiosos pela estreia. Para o segundo semestre, o núcleo prepara apresentações que contemplarão o Calendário Nacional da Saúde, dentro das campanhas Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...