sexta-feira, 16 de março de 2018

Prefeito de Ilhéus fala em mais atenção aos municípios em Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado pela UPB

Foi iniciada hoje (16), em Salvador, a sexta edição do Encontro de Prefeitos, promovido pela UPB – União dos Municípios da Bahia. Com o tema “Municípios Inteligentes”, o evento este ano vem com um novo formato, a começar pela escolha do local para sediar o encontro: o Senai – Cimatec, em Salvador. O evento, que segue até este sábado (17) reúne ministros, o governador Rui Costa, parlamentares baianos e prefeitos de mais de 320 municípios do estado. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou hoje pela manhã da abertura e disse que é fundamental fortalecimento dos municípios baianos, onde estão a base dos problemas e a falta de recursos para resolvê-los.


O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, classifica o encontro como “a oportunidade de repensar as administrações públicas com planejamento e o uso de novas tecnologias”. O gestor argumenta que cinco áreas prioritárias podem ser transformadas com soluções inteligentes: meio ambiente, mobilidade, interação cidadão-governo, bem estar e economia criativa. “Não dá para fazer administração mais com o olhar de 20 anos atrás. A ONU já contabiliza que até 2030, 70% da população vai morar nas cidades, então, ou a gente planeja isso agora ou vai sofrer com o caos no futuro”, reforça.

Temas polêmicos serão debatidos nestes dois dias, como o pedido para que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) retire os programas federais do cálculo do índice de gasto com pessoal e a negociação das prefeituras com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Secretaria da Fazenda do Estado para o recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) ser destinado ao município de origem do consumidor.

Nos dois dias de evento, os participantes podem ainda ter acesso ao atendimento estratégico de quatro ministérios, nove secretarias e diversos órgãos do estado, que oferecem informações sobre os programas e ações de governo disponíveis para os municípios.

Municípios Inteligentes
 - Mais que um conceito, o uso de soluções inteligentes na gestão pública se mostra um catalisador do desenvolvimento econômico e da melhoria da qualidade de vida da população. Sistemas que mudam a forma de consumir a energia, materiais, serviços e financiamento já são realidades em inúmeras cidades do globo e prometem tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Com esse olhar que a UPB espera incentivar os prefeitos a buscar inovar na administração dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...