segunda-feira, 26 de março de 2018

João Leão destaca gestão para atrair empresários portugueses



 O secretário do Planejamento e vice-governador João Leão, em nome do Governo do Estado abriu na sexta-feira, 23, na sede da Associação Comercial da Bahia, a Conferência “Bahia/Portugal – um mar de oportunidades”.

A Conferência que teve apoio total do Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento (Seplan), fez parte, também, da agenda de comemoração dos  30 anos da TSF Rádio Noticias, que é um dos maiores grupos empresariais de comunicação de Portugal, que teve participação fundamental, através do seu diretor executivo, Arsênio Reis, para a vinda da delegação de autoridades e empresários portugueses a Bahia.

O vice-governador da Bahia, João Leão, saudou a abertura da Conferência, que foi transmitida ao vivo pela rádio TSF para Portugal, convidando os empresários portugueses para que "venham para a Bahia ser felizes" e pontuou que, “dentre outros, projetos no agronegócio e no turismo tem aqui, na Bahia, grandes possibilidades de serem muito bem sucedidos”. O vice-governador ressaltou ainda que “o ambiente de responsabilidade na gestão e investimentos em infraestrutura que o governador Rui Costa vem realizando no Estado permite assegurar que aqui os empresários portugueses tem todas as condições para investirem com segurança”. Argumentou ainda João Leão, com números e com o fator escala, afirmando que na área territorial da Bahia cabem "cinco países como Portugal". O Vice-Governador concluiu sua fala discorrendo sobre o projeto da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica, a implantação de usinas de açúcar na região do médio São Francisco e dos novos projetos agroindustriais que a Seplan através da AG-TER está articulando para o fortalecimento da economia baiana.

O Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, considerou “que há muitas oportunidades para as empresas portuguesas no Brasil, exemplificando com o sector agrícola e o fator escala, dado que no Brasil os empresários portugueses podem passar a medir as suas propriedades em quilómetros quadrados em vez de hectares". O Ministro disse, ainda que, “são grandes as oportunidades empresariais em outros setores, a exemplo do segmento agroindustrial, já que a Bahia tem uma produção agrícola muito grande e muito potencial ainda a explorar", afirmou. O representante do governo português elegeu também o turismo como área de atividade com enorme potencial atrativo para os empresários do seu país.

O evento contou com as presenças do ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, do presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Souza; da Consul de Portugal na Bahia, Natalie Viegas; do diretor da Confederação dos Agricultores de Portugal, José Palha; do diretor executivo da TSF Rádio Noticias, Arsênio Reis; do presidente e do vice-presidente  da Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia, respectivamente, Ricardo Galvão e José Coimeiro; do diretor-presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho e do deputado Eduardo Salles e quase uma centena de participantes, dentre eles empresários portugueses que vieram pela primeira vez à Bahia, acompanhando o Ministro Manuel Caldeira. Participou também da abertura da Conferência o ministro brasileiro da Saúde, Ricardo Barros. (Secom)
Por - Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Legislativo aprova política para equidade em saúde

Luis Começou a ser aprovada na sessão de segunda-feira (22), na Câmara de Itabuna, o projeto que institui a Política Municipal de Promoção d...