quinta-feira, 29 de março de 2018

Incra participa de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau na Bahia


Pela primeira vez, o Incra participa da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau que ocorreu, nessa terça-feira (27), no município de Ilhéus, no Litoral Sul. Esse é o primeiro passo para que a autarquia participe de forma mais incisiva das discussões envolvendo a cadeia produtiva da lavoura cacaueira em que o Brasil é o quinto maior exportador mundial.

Na ocasião, o diretor substituto de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Douglas Souza, explicou aos participantes que a autarquia está formatando uma ação específica para os assentamentos produtores de cacau. A iniciativa irá beneficiar 7 mil famílias, assentadas em 147 áreas de reforma agrária, situadas em 40 municípios, no estado.

“O objetivo é aumentar a produtividade cacaueira das áreas de reforma agrária, promover o desenvolvimento das famílias e estimular a conservação da Mata Atlântica”, destaca Souza. A ação engloba investimento em infraestrutura, aplicação de créditos, demarcação de lotes e titulação das famílias.

Durante a sua explanação, Souza esclareceu como são empregadas as políticas públicas voltadas os assentamentos rurais. Destacou ainda o investimento do Incra no Crédito Instalação, que só em 2017 aplicou na Bahia R$ 4 milhões nas modalidades Apoio Inicial, Fomento Mulher e Semiárido.

Câmara

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau tem como principais objetivos a defesa da cacauicultura, a busca de melhores condições de financiamentos, como ainda agregar valor ao produto e a defesa da cabruca e dos biomas em que está inserido. A cabruca é um sistema agroflorestal de cultivo do cacau dentro da floresta e de forma descontinuada e circundada por vegetação natural.(Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...